28 de out. de 2013

Situação de bacia hidrográfica impressiona alunos de Urussanga

A confluência dos afluentes Rio Maior, de águas limpas, e Rio Carvão, de águas ácidas, sensibilizou e despertou a conscientização em mais de 40 estudantes de Urussanga nesta segunda-feira, dia 28. O encontro destes afluentes resulta na formação da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga que envolve dez municípios da região Sul de Santa Catarina. A bacia foi apresentada aos alunos durante mais uma saída a campo promovida pelo Comitê do Rio Urussanga através do projeto “Minha escola, meu rio”. A atividade, realizada anualmente, contempla instituições educacionais e atenderá mais de 300 estudantes até o mês de novembro deste ano.

Os alunos dos 5º anos das escolas Ernesto Mariot, Rosalino De Nez, Núcleo Rio Caeté e Rosalino Damiani, de Urussanga, observaram pontos da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e anotaram as informações transmitidas pelos orientadores do Comitê, Rosemar De Nez, geógrafo, e Marília Biz, bióloga. O trajeto percorreu as cidades de Urussanga, Treze de Maio, Morro da Fumaça e Jaguaruna e mostrou aos estudantes as características da vegetação e da água e os aspectos econômicos, históricos e sociais inseridos na bacia.

Atenta aos ensinamentos, a aluna Giovana Silva Vendrami, da escola Núcleo Rio Caeté, desconhecia a atual situação do Rio Urussanga. “Não imaginava que as nossas águas estavam mais poluídas do que preservadas. Precisamos agir e fazer algo logo para melhorar o nosso rio”, afirmou. Para a diretora da escola Rosalino Damiani, Silvana Mazzucco De Oliveira, o impacto da saída a campo gerou uma conscientização nos estudantes. “As informações passadas e mostradas de forma concreta neste passeio impressionaram os alunos de tal maneira que eles já se conscientizaram sobre o assunto”, ressaltou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário