22 de out. de 2013

Secretaria Regional busca recursos para o desassoreamento do Rio Urussanga

E uma reivindicação de pelo menos oito municípios do Sul do Estado. Urussanga, Treze de Maio, Cocal do Sul, Criciúma, Morro da Fumaça, Içara, Sangão e Jaguaruna pedem o desassoreamento do rio Urussanga. Região que sofre com as constantes cheias em períodos de chuvas. O pedido de recursos para execução do projeto foi protocolado junto à Secretaria de Estado da Defesa Civil pelo secretario regional, Luiz Fernando Cardoso. O projeto está orçado em mais de 51 milhões de reais.

“Precisamos dar fim ao problema das constantes cheias que assolam a região. O desassoreamento do rio Urussanga precisa ser feito. Entreguei para a Defesa Civil o projeto completo com todas as previsões do que precisa ser executado”, explica o secretario regional, Luis Fernando Cardoso. O projeto foi minuciosamente planejado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc. A Defesa Civil de Santa Catarina elogiou a riqueza dos detalhes. “Isso facilita os trâmites legais para execução do projeto”, afirma Rodrigo Antonio Moratelli, secretário adjunto da Defesa Civil de Santa Catarina.

O projeto desenvolvido pela Unesc foi custeado pelos próprios municípios e nele constam todas as informações para a execução do desassoreamento. Além de todo o planejamento de dragagem, o projeto trás ainda um estudo de impacto ambiental. Apresenta também detalhes como a extensão da obra, a quantidade de material a ser dragado, o destino desse material e ainda a descrição de maquinários necessários e o cronograma da execução das obras. Uma equipe de profissionais altamente qualificados atuou nas pesquisas e no desenvolvimento do projeto.

O objetivo do projeto é alargar e aprofundar a calha do rio, visando assim minimizar os prejuízos trazidos pelas enchentes nas áreas das estradas, rodovias, atividades agrícolas, indústrias e comunidades afetadas. “Pedimos que o projeto fosse incluído no pacote de obras prioritárias do Pacto pela Defesa Civil. O desassoreamento e sinônimo de crescimento e desenvolvimento para o Sul”, destaca o secretario regional. O secretario adjunto do órgão recebeu o projeto. “Nós vamos tentar buscar os recursos junto ao Governo Federal. Outros rios do Estado também precisam de uma atenção especial, vamos tentar incluir tudo em um único pacote de investimentos”, encerrou Moratelli.

Fonte: Ioton Neto - Assessoria de Imprensa da SDR de Criciúma


Nenhum comentário:

Postar um comentário