30 de out. de 2013

Comitê busca parceria com o Poder Público de Urussanga em ações de gestão de recursos hídricos

O presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o secretário executivo Ricardo Garcia da Silva, o assessor administrativo José Elson Bittencourt e a consultora Cenilda Maria Mazzucco realizaram uma visita técnica à Prefeitura Municipal de Urussanga na segunda-feira, dia 28. A equipe foi recebida pelo prefeito Johnny Felippe, secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento, Joércio Zucchinali, pela coordenadora da Fundação Ambiental de Urussanga (FAMU), Bruna Costa, pelo diretor do SAMAE, Vanio Comin, diretor de Obras, Gilberto Freccia e representante da Secretaria de Educação, Regis Quadro da Silva. 

O presidente do Comitê esclareceu que o objetivo das visitas às prefeituras é buscar uma aproximação com os gestores públicos municipais, levar informações sobre as atividades do Comitê e do Programa SC Rural e buscar apoio e parceria na gestão dos recursos hídricos da bacia. A consultora do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, apresentou o que é o Comitê, o seu funcionamento e composição, o papel do Comitê e dos membros, as atividades em andamento e a previsão de realização do Plano da Bacia nos próximos semestres, com o apoio do Programa SC Rural. “O Plano de Recursos Hídricos irá efetuar um diagnóstico dos usos e demandas de água na bacia, elencar as ações emergenciais, de curto, médio e longo prazo e estabelecer diretrizes necessárias para que os recursos hídricos disponíveis possam atender a todos os usos atuais e futuros”, destacou.

Na ocasião, o grupo do Comitê ressaltou a importância do cadastro de usuários de água para conhecer quem usa, como usa, para que usa as águas superficiais e subterrâneas, a fim de saber quanta água temos disponível hoje e  para planejamento dos usos futuros. “Quem deve se cadastrar? Todos os usuários de água, ou seja, indústrias, agricultores, irrigantes, piscicultores, mineradores, hidroelétricas, companhias de saneamento e todos que dependem das águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos do Estado de Santa Catarina, seja por captação de águas, extração ou despejo de efluentes. Já os consumidores de água, ou seja, aqueles que recebem a água das companhias de saneamento como SAMAE e CASAN, por exemplo, não precisam se cadastrar. O cadastro pode ser efetuado diretamente no site  www.aguas.sc.gov.br/cadastro”, frisou Cenilda. Os representantes do Comitê solicitaram ao prefeito o apoio no cadastro dos usuários do município.

A necessidade de acompanhamento da elaboração do Plano da Bacia, que deverá iniciar no próximo ano, também foi abordada durante a reunião. Segundo Cenilda, para a elaboração será necessário capacitar representantes das prefeituras e da comunidade para que compreendam as etapas e o conteúdo de um plano para a construção de um documento orientador do desenvolvimento econômico e sustentável do município. A equipe técnica ainda respondeu os questionamentos dos presentes em relação à política nacional de gerenciamento dos recursos hídricos e aos instrumentos de gestão, ressaltando a importância do papel dos municípios nessa gestão, com uma visão integrada da bacia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário