17 de out. de 2013

Comitê do Rio Urussanga participa do 15º Encob

Troca de experiências, formação e encorajamento para o prosseguimento dos trabalhos a serem realizados pela melhoria da água. Estes são alguns dos principais elementos do aprendizado que sete representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga estão vivenciando no 15º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), em Porto Alegre. O grupo participa do evento até sexta-feira, dia 18, e já acompanhou as oficinas “Plano de bacia como instrumento estratégico de sustentabilidade dos Recursos Hídricos”, “Gestão integrada: Águas superficiais e águas subterrâneas”, “Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos e a Água” e “A Pegada Hídrica como Ferramenta para a Gestão de Recursos Hídricos” e o seminário “Água, Comunicação e Sociedade no Ano Internacional de Cooperação pela Água”, além conferências e mesas de diálogos sobre recursos hídricos. 

As experiências dos comitês são apresentadas em forma de painéis e o Comitê do Rio Urussanga está expondo as ações educativas com o projeto Piava Sul, apoiado pela Petrobras Ambiental, e a continuidade das capacitações, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos e do Programa SC Rural.

“Neste Encob estamos tendo a oportunidade de conhecer projetos dos demais comitês de todo o Brasil, que atualmente são 204. Há um grande desafio para superar que é a promoção da governança na gestão dos recursos hídricos, ou seja, o setor público precisa fortalecer as suas condições de operacionalização técnica e de pessoal para cumprir o seu papel na promoção da Política Nacional de Recursos Hídricos. Esse processo compreende uma articulação firme com os demais setores que compreendem os comitês: a sociedade civil e o setor de usuários. A atuação coletiva de todos estes segmentos, com a garantia de recursos para a efetivação de ações, garantirá a governança, um dos temas fortemente debatidos no evento”, explica o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso.

Segundo Virtuoso, alguns dados apresentados no 15º Encob mostram uma realidade que precisa ser transformada no país e que também é algo presente na área de abrangência da bacia do Rio Urussanga: a população, de um modo geral, desconhece a necessidade urgente de tratar a questão da água com mais cuidado. “Conforme Samuel Barreto, representante da ONG WWF, cerca de 70% da população brasileira desconhece os Comitês, sendo que o restante apenas afirmou ter ouvido falar. Portanto, este é um grande desafio a ser superado, com a implementação de ações voltadas à sensibilização da comunidade local. Precisamos transformar este aspecto cultural, construindo um novo cenário de participação da coletividade em defesa da água, para que a tenhamos em qualidade e quantidade e que receba um tratamento adequado à sua sustentabilidade”, ressalta. 

Nesta quinta-feira, dia 17, o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, participará da Assembleia do Fórum Nacional de Comitês. “O conhecimento adquirido no evento pelos participantes muito contribuirá para a elaboração do Plano da Bacia do Rio Urussanga, que deverá ocorrer nos próximos semestres, e também para que este órgão possa sensibilizar os gestores públicos e a comunidade em colaborar com ações de proteção, preservação e uso racional das águas superficiais e subterrâneas da bacia”, frisa a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzucco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário