6 de out. de 2013

Rio Urussanga é foco de discussão em Morro da Fumaça

O projeto de desassoreamento do Rio Urussanga mobilizou uma discussão entre prefeitos de municípios inseridos na bacia hidrográfica, autoridades locais e estaduais, representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e moradores na noite de sexta-feira, dia 4, em Morro da Fumaça.

Durante a reunião, convocada pelo presidente da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça, o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, ressaltou a importância do empenho das autoridades e explicou as principais atribuições do Comitê. “Esta discussão nos envolve pela relação mal traçada que tivemos com o rio ao longo das décadas. Acima de tudo sou um cidadão da região e sei que a realidade da questão da água não tem sido vista com a devida atenção. E este é o momento de pensarmos no futuro, pois em breve o Comitê fará a mediação em relação ao uso da água através do Plano de Recursos Hídricos o qual nos direcionará sobre o que deveremos fazer”, destacou.
Segundo Virtuoso, o Comitê visa resolver as questões relacionadas ao rio por meio de políticas públicas. “É através de políticas públicas que iremos avançar, teremos encaminhamentos e direcionaremos ações. Quando se fala das questões sobre a água, falamos do interesse do coletivo e isso caracteriza processo participativo dos municípios. Por isso, juntos, precisamos trabalhar na mudança cultural, em processos educativos para que a realidade se transforme”, frisou.

ORIGEM DOS PROBLEMAS NO RIO PREOCUPA COMITÊ
 A complexidade do processo de desassoreamento é uma das preocupações do Comitê do Rio Urussanga. “Na audiência pública que acontecerá em breve nos municípios, vamos discutir com clareza. A nossa urgência é em revolver os problemas, porém é bom lembrar que precisamos nos voltar à origem do problema. Se a gente não mudar aquilo que cai no rio, não vamos resolver”, alertou Virtuoso.
Na oportunidade, o documentário “Rio Urussanga: Das nascentes à foz, nossas atitudes e conseqüências” e o projeto de desassoreamento elaborado pelo Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas da Unesc, foram apresentados ao público e estimularam as discussões e opiniões de autoridades e moradores durante a reunião.



(Marciano Bortolin - Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça)

Nenhum comentário:

Postar um comentário