28 de out. de 2013

Curso forma educadores ambientais

Sensibilizar os educadores ambientais, gestores públicos e integrantes de ONGs e dos municípios, a fim de atuarem como multiplicadores de educação ambiental voltada aos recursos hídricos da bacia do rio Urussanga foi o objetivo do curso promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga entre os dias 24 e 26 de outubro. 

Durante a capacitação denominada “Educação ambiental com um olhar para as águas da bacia do rio Urussanga”, os participantes acompanharam as explanações de assuntos como o significado da água nas culturas e religiões, a importância da água na saúde pública, a água como fio condutor das atividades econômicas, o olhar sobre as águas da bacia do rio Urussanga, a educação ambiental como reintegradora da interação homem-natureza e os projetos de pesquisa voltados aos recursos hídricos, além de conhecerem o Rio Urussanga por meio de uma saída a campo.

O participante do curso e professor de geografia, Rodrigo Borges Francisco, percebeu através da capacitação que os professores devem atuar mais nas ações relacionadas a água. “Já havia feito outro curso sobre o Rio Urussanga no ano passado, mas acho importante se atualizar e ficar por dentro das questões ambientais, visto que a escola onde trabalho está inserida na bacia. A capacitação foi muito proveitosa. Durante a saída a campo analisamos a real situação da bacia hidrográfica. Acredito que como professores é necessário trabalharmos para incentivar o envolvimento das crianças e de outras pessoas também nestas atividades e buscarmos uma participação mais efetiva dos educadores ambientais nas questões que envolvem os recursos hídricos”, ressalta. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário