14 de out. de 2013

Projeto mostra situação da bacia do Rio Urussanga a estudantes de Cocal do Sul e Balneário Rincão

Áreas preservadas e degradadas inseridas na bacia do Rio Urussanga foram apresentadas para 70 alunos dos municípios de Cocal do Sul e Balneário Rincão nesta segunda-feira, dia 14, durante a quarta saída a campo deste ano promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga através do projeto “Minha escola, meu rio”. A atividade é realizada anualmente pelo órgão e contempla instituições educacionais de dez municípios da região Sul de Santa Catarina. Neste ano, o projeto atenderá mais de 300 estudantes até o mês de novembro.

Os estudantes dos 5º anos das escolas municipais Cristo Rei e José Perucchi, de Cocal do Sul, e dos colégios Amélia de Sousa Silva e José Réus, de Balneário Rincão, foram conduzidos pelos orientadores do Comitê, Rosemar De Nez, geógrafo, Alex Ribeiro Mendes, biólogo, e Marília Biz, bióloga. O grupo percorreu o trajeto, iniciado em Urussanga e finalizado em Jaguaruna, acompanhando um mapa ilustrado do passeio e conheceu diversos pontos do Rio Urussanga, entre eles a confluência dos rios Maior, de águas limpas, e Carvão, de águas ácidas, encontro no qual nasce o Rio Urussanga. 

A preservação dos recursos hídricos é uma ação constante na rotina do aluno Alan Viana Mota, de 11 anos, de Balneário Rincão. Durante a saída a campo, Alan adquiriu conhecimentos que auxiliarão na preservação ambiental em sua comunidade. “Atrás da minha casa tem uma lagoa e eu já cuido dela. O passeio apresentou outras informações que me ajudarão a preservar ainda mais e a ensinar outras pessoas”, destacou o estudante. Para a diretora da escola Amélia de Sousa Silva, Fabiana Luciano, o passeio estimulou a conscientização nas crianças. “A saída a campo nos surpreendeu, pois o conteúdo foi passado em sala de aula e os estudantes responderam os questionamentos dos orientadores. Percebemos uma evolução da parte das crianças em relação aos ensinamentos sobre o Rio Urussanga”, frisou a profissional.

Alunos de Cocal do Sul

Alunos de Cocal do Sul

Alunos de Cocal do Sul

Estudantes de Balneário Rincão

Estudantes de Balneário Rincão

Estudantes de Balneário Rincão

Estudantes de Balneário Rincão

Estudantes de Balneário Rincão



Nenhum comentário:

Postar um comentário