Despertar a sensibilização e conscientização sobre as questões que envolvem os recursos hídricos é o objetivo das saídas a campo promovidas pelo Comitê do Rio Urussanga através do projeto “Minha escola, meu rio”. A atividade, realizada anualmente, contempla instituições educacionais de dez municípios da região Sul de Santa Catarina e atenderá mais de 300 estudantes até o mês de novembro. Nesta segunda-feira, dia 7, o Comitê do Rio Urussanga promoveu a terceira saída a campo deste ano com mais de vinte alunos dos 5º anos da escola Vicente Guollo, de Morro da Fumaça.
Conduzidos pelos orientadores do Comitê, Rosemar De Nez, geógrafo, e Alex Ribeiro Mendes, biólogo, os estudantes exploraram diversos pontos do Rio Urussanga durante um trajeto pelas cidades de Urussanga, Treze de Maio, Morro da Fumaça e Jaguaruna. Atentos aos ensinamentos, os alunos observaram as características da vegetação e das águas e os aspectos econômicos, históricos e sociais inseridos na bacia do Rio Urussanga. Os estudantes presenciaram o encontro do rio Maior de águas limpas com o rio Carvão de águas ácidas, no bairro Nova Itália, em Urussanga, confluência que resulta no nascimento do Rio Urussanga.
No final do passeio, na foz, localizada na Praia do Torneiro, em Jaguaruna, o estudante Henrique Goulart Vieira, de 11 anos, refletiu após as informações transmitidas pelos orientadores do Comitê e pontuou as ações para preservar os rios. “Vi a situação dos afluentes do Rio Urussanga e agora sei que não devemos jogar lixo nos rios e nem desmatar. Aprendi que uma das maneiras de preservar é plantar árvores nas margens”, ressaltou.
A professora do 5º ano da escola Vicente Guollo, de Morro da Fumaça, Maristela Sartor, abordou o Rio Urussanga em sala de aula antes de participar pela primeira vez de uma saída a campo promovida pelo Comitê. “O passeio coincidiu com o conteúdo que tratei na sala de aula. Neste trajeto, os alunos realmente conheceram parte do rio e ficaram impressionados e preocupados com a poluição das águas”, pontuou.
Conduzidos pelos orientadores do Comitê, Rosemar De Nez, geógrafo, e Alex Ribeiro Mendes, biólogo, os estudantes exploraram diversos pontos do Rio Urussanga durante um trajeto pelas cidades de Urussanga, Treze de Maio, Morro da Fumaça e Jaguaruna. Atentos aos ensinamentos, os alunos observaram as características da vegetação e das águas e os aspectos econômicos, históricos e sociais inseridos na bacia do Rio Urussanga. Os estudantes presenciaram o encontro do rio Maior de águas limpas com o rio Carvão de águas ácidas, no bairro Nova Itália, em Urussanga, confluência que resulta no nascimento do Rio Urussanga.
No final do passeio, na foz, localizada na Praia do Torneiro, em Jaguaruna, o estudante Henrique Goulart Vieira, de 11 anos, refletiu após as informações transmitidas pelos orientadores do Comitê e pontuou as ações para preservar os rios. “Vi a situação dos afluentes do Rio Urussanga e agora sei que não devemos jogar lixo nos rios e nem desmatar. Aprendi que uma das maneiras de preservar é plantar árvores nas margens”, ressaltou.
A professora do 5º ano da escola Vicente Guollo, de Morro da Fumaça, Maristela Sartor, abordou o Rio Urussanga em sala de aula antes de participar pela primeira vez de uma saída a campo promovida pelo Comitê. “O passeio coincidiu com o conteúdo que tratei na sala de aula. Neste trajeto, os alunos realmente conheceram parte do rio e ficaram impressionados e preocupados com a poluição das águas”, pontuou.
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