11 de nov. de 2015

Meio ambiente: Encontro possibilita troca de experiências entre jornalistas

Com o intuito de proporcionar aos profissionais de comunicação a troca de experiências sobre os novos desafios da cobertura ambiental, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga promove o 1º Encontro de Profissionais de Comunicação do Sul Catarinense. O evento acontece na próxima quarta-feira, dia 18, das 8h30min às 12 horas, no auditório da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Segundo a comissão organizadora do evento, o encontro visa estimular a produção de reportagens que conscientizem e esclareçam a população sobre temas relacionados aos recursos hídricos e a realidade socioambiental da bacia do rio Urussanga. O evento dá direito a certificado de 4 horas. As inscrições são gratuitas e já estão abertas no link: http://goo.gl/forms/nlkrGsoHCz

A palestra de abertura será ministrada pelo jornalista Reinaldo Canto, de São Paulo, com o tema "Os desafios e o compromisso dos profissionais de comunicação no jornalismo ambiental - A pauta da urgência". Canto atua na área há 35 anos e é colunista da Carta Capital, colaborador do site Envolverde, consultor do Sebrae, palestrante e consultor da área ambiental. Além destas atividades, o jornalista tem experiência nas emissoras de televisão e rádio do país como Globo, Record, Cultura, Gazeta e Bandeirantes e será um dos responsáveis pela cobertura jornalística da 21ª Conferência do Clima, em Paris, no mês de dezembro deste ano.

"É fundamental que nós jornalistas sejamos capazes de transmitir para a sociedade a importância dos temas ambientais para a vida de todos nós. Meu objetivo é passar um pouco da minha experiência e também sobre algumas ações bem sucedidas e outras nem tanto. Quero contribuir para mudar a ideia de que esses temas são complexos e difíceis de entender. Nós jornalistas é que temos de ter a capacidade de traduzi-los", frisa Canto.

O evento é direcionado para jornalistas, estudantes de comunicação, proprietários e profissionais de comunicação, editores-chefes de redações, assessorias de imprensa, professores dos cursos de Jornalismo, Comunicação Social, Relações Públicas, Administração e Marketing, membros dos Comitês e interessados na gestão de recursos hídricos. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Santa Catarina através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma e Programa Santa Catarina Rural, bem como a parceria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC) e Faculdade Satc.

Mais informações pelo e-mail comitedoriourussanga@gmail.com ou telefone (48) 3465-1709.



Nenhum comentário:

Postar um comentário