Os cantos dos pássaros e o percurso da água foram os elementos sonoros que guiaram os estudantes do 7º ano da escola Dionízio Milioli, de Criciúma, durante a saída a campo do projeto “Minha escola, meu rio”, promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga na manhã desta segunda-feira, dia 9.
O objetivo do passeio é apresentar a bacia aos alunos de dez municípios da região abordando questões que envolvem os recursos hídricos e conscientizá-los sobre a importância da preservação ambiental. Da nascente, em Urussanga, a foz, em Jaguaruna, três guias mostraram os aspectos da paisagem e geografia como o relevo, clima, a hidrografia e vegetação, bem como os impactos provocados pelas atividades econômicas e sociais. “A mata ciliar preservada no entorno dos rios serve para protegê-los. É importante preservar a vegetação na paisagem para manter a quantidade e qualidade da água”, frisou a guia e geógrafa, Livia da Silva Feltrin.
O estudante Luiz Gustavo Mattos Carvalho, de 13 anos, não conhecia a realidade da bacia, mas o passeio proporcionou novos conhecimentos. “Estou aprendendo muito hoje como, por exemplo, o que é um divisor de águas e como localizar ele na paisagem. Quanto mais conheço um lugar mais me sinto a vontade para ajudar a preservá-lo. Vou levar do passeio informações importantes sobre a paisagem e principalmente sobre os rios e a água. É preciso conscientizar para evitar a poluição do meio ambiente”, pontuou.
A professora Marlene Spillere avaliou como produtiva a saída a campo. “Os alunos visualizando percebem o concreto e não ficam apenas na teoria. E este fator ajuda na construção do conhecimento. Com todos esses elementos apresentados é possível trabalhar num projeto interdisciplinar unindo geografia, história, entre outros temas. Fiquei encantada com este passeio e o seu objetivo”, concluiu.
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