8 de out. de 2015

Rio Urussanga participa de Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga é um dos participantes do 15º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que encerra nesta sexta-feira, dia 9, em Caldas Novas (GO), com o tema “Comitê de Bacia: solução para a gestão das águas”. O presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, a coordenadora de Educação Ambiental, professora Rose Maria Adami, e os membros Antônio Adílio da Silveira, da Casan, e Élzio Peruchi, da Cidasc, representam o órgão colegiado no evento. O fortalecimento dos comitês para a efetivação da Politica Nacional de Recursos Hídricas (Lei 8.433/1997) está em discussão no Encob.

Durante o evento, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, em parceria com o Comitê do Araranguá, está apresentando um banner com a experiência “Caderno do Educador”, um instrumento para a gestão de recursos hídricos que tem como objetivo educar para a cidadania e representação social.

O encontro nacional visa proporcionar aos membros de Comitês capacitação para atuação nas bacias com o intuito de promover a gestão participativa e compartilhada dos recursos hídricos buscando a sustentabilidade. Temas como “Segurança hídrica como política pública”, “Sustentabilidade dos comitês de bacias”, “Plano Nacional de Recursos Hídricos” e “Comitê como indutor da gestão de recursos hídricos” estão mobilizando cerca de mil participantes provenientes dos 230 comitês de diversas regiões hidrográficas brasileiras.

SC sem plano de recursos hídricos
Além do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participam outros nove comitês catarinenses que irão retornar com um importante desafio: mobilizar o público integrante dos comitês (sociedade civil, usuários de água e poder público) em torno da concretização do Plano Estadual de Recursos Hídricos. O estado foi citado durante uma das apresentações da programação, pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Abreu, como um dos seis estados que ainda não possuem seu plano implementado.

Colaboração: José Carlos Virtuoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário