9 de out. de 2015

Consultor do Banco Mundial visita Comitê do Rio Urussanga

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga recebeu em sua sede na quinta-feira, dia 8 de outubro, a visita do especialista em Licitações do Banco Mundial, Frederico Rabello, e o representante da Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catarina, César Seibt. Os profissionais foram recepcionados pela consultora, membros da diretoria e equipe executiva do órgão colegiado e percorreram também áreas preservadas e degradadas na bacia. 

O objetivo da visita foi conhecer as atividades desenvolvidas pelo Comitê na gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Urussanga e dimensionar as melhorias alcançadas pelo órgão, com a disponibilização de uma consultoria e cessão de uso de um veículo, com o apoio do Programa SC Rural, convênio do Governo do Estado com o Banco Mundial. Na oportunidade, a consultora do Programa SC Rural que apoiou o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, nos últimos três anos, Cenilda Maria Mazzucco, explanou sobre o funcionamento do órgão, ressaltou as ações realizadas nos últimos três anos e as melhorias alcançadas na operacionalização do Comitê.  

Ela destacou o apoio do consultor à diretoria na condução das atividades do órgão, no planejamento das atividades, na orientação e apoio  à equipe executiva, no desenvolvimento e implantação de um plano de articulação, mobilização e comunicação, na implantação da câmara técnica, nas atividades de educação ambiental, capacitações, visitas técnicas aos municípios, realização de eventos, elaboração de projetos, entre outras. 

O representante do Banco Mundial, Frederico Rabello, afirmou ser nítido o fortalecimento do Comitê com o apoio da consultoria. "Minha visita deve-se ao fato de que o Banco Mundial quis verificar se foi feito um bom emprego dos recursos e que resultados isso trouxe. Fiquei positivamente impressionado com o Comitê Urussanga. Encontrei um Comitê comprometido com a proteção e restauração da bacia, composto por pessoas capazes e dedicadas, movidas por sentimentos nobres acima de qualquer coisa. A consultora financiada pelo Banco Mundial foi capaz de estruturar o trabalho do Comitê, promovê-lo tornando-o conhecido, atraindo atenção para as questões que envolvem a bacia do rio Urussanga. As publicações, eventos e relatórios apenas comprovam que a articulação coordenada por uma especialista deu visibilidade ao Comitê, levando-o a uma posição de entidade respeitada e cujas opiniões são valorizadas", ressalta.

Para o representante da Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catarina, César Seibt, a consultoria e o apoio do Programa SC Rural contribuíram para intensificar a atuação do Comitê. "Fica muito visível as melhorias ocorridas na atuação do Comitê. A disponibilização de um veículo, a contratação da consultora e o repasse de recursos financeiros para a operacionalização do comitê pelo FEHIDRO são mecanismos que possibilitam o planejamento e a elaboração de projetos que visem a melhoria da gestão das águas na bacia. O Comitê da Bacia do Rio Urussanga vem trabalhando fortemente, alcançando seus objetivos e hoje é um modelo para as demais bacias de Santa Catarina", frisou.


Frederico, do Banco Mundial, e Cesar, da Diretoria de Recursos Hídricos de SC


Nenhum comentário:

Postar um comentário