23 de out. de 2015

Diálogo entre bacias hidrográficas discute boas práticas de gestão de recursos hídricos

Os Comitês das Bacias dos rios Urussanga e Araranguá promoveram, nod ia 21 de outubro, o 1º Diálogo entre as Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense. O evento teve como objetivo socializar as práticas de gestão de recursos hídricos realizadas pelos setores usuários de água das duas bacias, a fim de fortalecer e integrar as ações de gestão, fomentar o diálogo entre os atores sociais e divulgar os resultados de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nas instituições de ensino. 

O evento iniciou com a palestra "Práticas exitosas de apoio à gestão de recursos hídricos", proferida por Suraya Mudaelli, engenheira civil do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), presidente da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. A engenheira apresentou experiências positivas de gestão das bacias hidrográficas de São Paulo, especialmente dos comitês de bacias dos rios Paranapanema, Aguapeí e Peixe e Médio Paranapanema, nas ações de educação ambiental em recursos hídricos que envolvem parcerias com universidades, secretaria de educação estadual e Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Suraya relatou ainda a metodologia adotada pelos Comitês paulistas na promoção do Diálogo para a troca de experiências de boas práticas ambientais entre os atores sociais das bacias paulistas.

No período da tarde, duas mesas de diálogo, mediadas pelos promotores do Ministério Público Federal de Criciúma, Darlan Airton Dias e Patrícia Muxfeldt, discutiram os temas "Técnicas de aproveitamento e reuso da água no tratamento de efluentes industriais, agrícolas e outros usos" e "Práticas de saneamento básico, aproveitamento e uso racional da água". Representantes de usuários de água nos setores de rizicultura, indústria cerâmica, mineração e abastecimento público apresentaram experiências exitosas na redução, reúso da água e tratamento de efluentes. As Prefeituras de Nova Veneza e Balneário Rincão apresentaram ações em andamento na área de meio ambiente e educação ambiental nas escolas. 

Para o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o evento foi o primeiro passo para a integração dos dois comitês na discussão da gestão dos recursos hídricos. "Esta foi uma oportunidade de disseminar as experiências das duas bacias, permitindo que a comunidade tenha acesso a essas boas experiências", frisou. 

A coordenadora geral do evento, Rose Maria Adami, afirmou que o evento atingiu o seu objetivo. "Ele mostrou que muitas boas ações estão acontecendo nas duas bacias e que muitas boa ideias existem para combater os problemas que ameaçam a qualidade e quantidade de água disponível", salientou.

Conforme a consultora do Comitê da Bacia do rio Urussanga, integrante da comissão organizadora, Cenilda Maria Mazzucco, o evento permitiu conhecer as boas práticas em gestão de recursos hídricos nas duas bacias e resultou na aproximação entre usuários de água. "O diálogo foi muito bom e um evento semelhante deve ser organizado no próximo semestre numa parceria dos três comitês de bacias hidrográficas do sul catarinense", finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário