29 de out. de 2015

Alunos de Balneário Rincão visitam bacia hidrográfica

O projeto "Minha Escola, Meu Rio", executado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, recebeu um grupo de estudantes de Balneário Rincão para uma saída de estudos. O passeio ocorreu no dia 29 de outubro e contou com a participação de 34 estudantes do 6º ano da Escola de Ensino Fundamental Gervasio Teixeira Fernandes, pertencente à rede estadual de ensino de Santa Catarina, bem como professores de Geografia e Informática. No passeio, os alunos conheceram a nascente e foz do Rio Urussanga, além de observarem os aspectos econômicos e sociais e a vegetação da paisagem.


23 de out. de 2015

Jornalismo ambiental: Comitê Rio Urussanga participa de congresso brasileiro

Com o tema “Mundo em Transição”, centenas de jornalistas e estudantes participaram na 6ª edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental entre os dias 20 e 22 de outubro, em São Paulo. O Comitê da Bacia do Rio Urussanga também acompanhou o evento por meio da consultora de imprensa Eliana Maccari.

O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais de diversos meios de comunicação e discutiu relevantes temas como os avanços e retrocessos da legislação ambiental, mudanças climáticas, resíduos sólidos, crise de abastecimento de água e energia, jornalismo ambiental investigativo, segurança alimentar, cobertura do tema biodiversidade, manipulação da opinião pública através da web, entre outros assuntos.

Segundo a jornalista que representou o Comitê, o evento irá contribuir para a divulgação das ações do órgão colegiado e também o relacionamento com a imprensa. “O congresso levantou a atuação da imprensa na área ambiental e a importância de manter o tema em evidência. A cobertura a respeito do meio ambiente e da sustentabilidade nos faz refletir o papel do jornalismo nas causas que estão diretamente ligadas à vida”, frisa Eliana.




Diálogo entre bacias hidrográficas discute boas práticas de gestão de recursos hídricos

Os Comitês das Bacias dos rios Urussanga e Araranguá promoveram, nod ia 21 de outubro, o 1º Diálogo entre as Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense. O evento teve como objetivo socializar as práticas de gestão de recursos hídricos realizadas pelos setores usuários de água das duas bacias, a fim de fortalecer e integrar as ações de gestão, fomentar o diálogo entre os atores sociais e divulgar os resultados de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nas instituições de ensino. 

O evento iniciou com a palestra "Práticas exitosas de apoio à gestão de recursos hídricos", proferida por Suraya Mudaelli, engenheira civil do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), presidente da Câmara Técnica de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM) do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. A engenheira apresentou experiências positivas de gestão das bacias hidrográficas de São Paulo, especialmente dos comitês de bacias dos rios Paranapanema, Aguapeí e Peixe e Médio Paranapanema, nas ações de educação ambiental em recursos hídricos que envolvem parcerias com universidades, secretaria de educação estadual e Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Suraya relatou ainda a metodologia adotada pelos Comitês paulistas na promoção do Diálogo para a troca de experiências de boas práticas ambientais entre os atores sociais das bacias paulistas.

No período da tarde, duas mesas de diálogo, mediadas pelos promotores do Ministério Público Federal de Criciúma, Darlan Airton Dias e Patrícia Muxfeldt, discutiram os temas "Técnicas de aproveitamento e reuso da água no tratamento de efluentes industriais, agrícolas e outros usos" e "Práticas de saneamento básico, aproveitamento e uso racional da água". Representantes de usuários de água nos setores de rizicultura, indústria cerâmica, mineração e abastecimento público apresentaram experiências exitosas na redução, reúso da água e tratamento de efluentes. As Prefeituras de Nova Veneza e Balneário Rincão apresentaram ações em andamento na área de meio ambiente e educação ambiental nas escolas. 

Para o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o evento foi o primeiro passo para a integração dos dois comitês na discussão da gestão dos recursos hídricos. "Esta foi uma oportunidade de disseminar as experiências das duas bacias, permitindo que a comunidade tenha acesso a essas boas experiências", frisou. 

A coordenadora geral do evento, Rose Maria Adami, afirmou que o evento atingiu o seu objetivo. "Ele mostrou que muitas boas ações estão acontecendo nas duas bacias e que muitas boa ideias existem para combater os problemas que ameaçam a qualidade e quantidade de água disponível", salientou.

Conforme a consultora do Comitê da Bacia do rio Urussanga, integrante da comissão organizadora, Cenilda Maria Mazzucco, o evento permitiu conhecer as boas práticas em gestão de recursos hídricos nas duas bacias e resultou na aproximação entre usuários de água. "O diálogo foi muito bom e um evento semelhante deve ser organizado no próximo semestre numa parceria dos três comitês de bacias hidrográficas do sul catarinense", finalizou.


20 de out. de 2015

Saída a campo apresenta Rio Urussanga a estudantes de Içara e Treze de Maio

Os recursos hídricos e as questões ambientais, sociais e ecocômicas relacionadas a bacia do Rio Urussanga foram abordados durante mais uma saída a campo promovida pelo projeto "Minha Escola, Meu Rio", aplicado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. 

No dia 19 de outubro, mais de 60 alunos das instituições de ensino Angello Zanellato, de Içara, e escola João Sartor, da localidade de Rio Vargedo em Treze de Maio, participaram do passeio e acompanharam as informações repassadas pelos guias. Os estudantes conheceram o percurso da água, a vegetação e as paisagens da nascente a foz da bacia do Rio Urussanga.


19 de out. de 2015

Boas práticas ambientais serão apresentadas em Criciúma

Com o tema “Socialização de Práticas de Gestão de Recursos Hídricos”, os Comitês de bacias dos rios Urussanga e Araranguá promovem o 1º Diálogo entre as Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense, que acontece nesta quarta-feira, dia 21 de outubro, na ACIC, em Criciúma.

O evento apresentará as práticas de gestão de recursos hídricos realizadas pelos setores usuários de água das bacias dos rios Araranguá e Urussanga com o intuito de fortalecer e integrar as ações de gestão, fomentar o diálogo entre os atores sociais e divulgar os resultados de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nas instituições de ensino no âmbito das duas bacias.

Mesas de diálogo, palestras e exposição de banners integram a programação do evento aberto a participação de profissionais de diversas áreas, gestores públicos e a população. A palestra de abertura será ministrada pela engenheira civil do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo, Suraya Modaelli, às 9h30min.

As inscrições para o 1º Diálogo Entre as Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense sobre Práticas de Gestão de Recursos Hídricos podem ser efetuadas no link:
http://goo.gl/forms/UbbkWAVpwf
Confira a programação completa do evento:




16 de out. de 2015

Curso capacita profissionais para coordenar cadastro de usuário de água

O Cadastro de Usuários de Águas  é um dos elementos previstos para o Sistema de Informações de Recursos Hídricos, que é um dos instrumentos de gerenciamento mencionado na Lei Federal n°. 9.433 de 8 de janeiro de 1997. O cadastro contempla todos os usuários de água, ou seja, pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, que façam uso de recursos hídricos em diversas atividades, empreendimentos ou intervenções que alterem o regime hídrico, a quantidade ou a qualidade dos corpos de água.

Para coordenar o Cadastro de Usuários de Água, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga contratou serviços terceirizados da engenheira ambiental Hellen Becker Feltrin. A primeira etapa do plano de trabalho iniciou no dia 14 de outubro através de uma capacitação direcionada aos cadastradores de usuários de água na UNESC. 

O curso foi ministrado pelo técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Robson Luiz Cunha, que salientou a importância do cadastro no levantamento da realidade local de cada bacia hidrográfica e as demandas hídricas, promovendo a gestão dos recursos hídricos. 

Segundo Hellen, na última assembleia geral do Comitê foram discutidas sugestões para o planejamento do Cadastro de Usuários de Água na Bacia do Rio Urussanga. “Estão previstas reuniões nos dez municípios da bacia. Serão reuniões setoriais para estabelecer as parcerias para pontos de apoio ao cadastramento nos municípios, estratégias de divulgação, entre outros assuntos”, frisa.
O cadastro é um sistema de cadastramento online e gratuito e foi instituído pela portaria SDS nº. 025 de 2006. Interessadoss devem entrar em contato pelo telefone 3465-1709, das 14 às 17 horas, ou pelo e-mail comitedoriourussanga@gmail.com





15 de out. de 2015

Entidades membros garantem apoio no cadastramento de usuários de água

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga realizou na tarde de quarta-feira, dia 14, uma Assembleia Geral Extraordinária, em Urussanga. Os representantes das entidades membros participaram da discussão e deliberação sobre o parecer da Câmara Técnica de Assessoramento (CTA-CBH Urussanga) referente ao estudo do Plano de Manejo do Rio Linha Anta. Na oportunidade, os membros apresentaram sugestões e aprovaram a análise dos profissionais com condicionantes como a apresentação do projeto executivo para cada medida proposta no Plano de Manejo, que deverá ser aprovado pelo Comitê.

O representante da SDS/Diretoria de Recursos Hídricos, Thiago Zanatta, informou as prioridades do órgão gestor na elaboração dos Planos de Bacia e comunicou que a elaboração do Plano da Bacia do Rio Urussanga deverá ocorrer após a conclusão do Plano Estadual de Recursos Hídricos. Thiago ressaltou o excelente trabalho desenvolvido pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga e cumprimentou todos pela avaliação positiva dos auditores do Banco Mundial devido os resultados alcançados com o apoio do Programa SC Rural.

Durante a assembleia, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Santa Catarina, Robson Cunha, ministrou a palestra "Importância do Cadastro de Usuários de Água". Segundo Cunha, o cadastro deve ser divulgado de forma positiva visando garantir o uso dos recursos hídricos. "Estamos avançando neste sentido, para que quando solicitado o cadastro possamos estar preparados com dados", frisou o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso.

A consultora do Comitê, Cenilda Mazzucco, ressaltou que os dados do cadastro de usuários de água irão auxiliar no direcionamento das prioridades na elaboração do Plano de Bacia do Rio Urussanga. Cenilda pediu o apoio das entidades membros para a mobilização e realização do cadastramento nos próximos meses. Os representantes das entidades mostraram interesse em ajudar na ação. Atualmente o Comitê da Bacia do Rio Urussanga contratou e está capacitando a engenheira ambiental Hellen Becker Feltrin para atuar no cadastro.


9 de out. de 2015

Consultor do Banco Mundial visita Comitê do Rio Urussanga

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga recebeu em sua sede na quinta-feira, dia 8 de outubro, a visita do especialista em Licitações do Banco Mundial, Frederico Rabello, e o representante da Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catarina, César Seibt. Os profissionais foram recepcionados pela consultora, membros da diretoria e equipe executiva do órgão colegiado e percorreram também áreas preservadas e degradadas na bacia. 

O objetivo da visita foi conhecer as atividades desenvolvidas pelo Comitê na gestão dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do Rio Urussanga e dimensionar as melhorias alcançadas pelo órgão, com a disponibilização de uma consultoria e cessão de uso de um veículo, com o apoio do Programa SC Rural, convênio do Governo do Estado com o Banco Mundial. Na oportunidade, a consultora do Programa SC Rural que apoiou o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, nos últimos três anos, Cenilda Maria Mazzucco, explanou sobre o funcionamento do órgão, ressaltou as ações realizadas nos últimos três anos e as melhorias alcançadas na operacionalização do Comitê.  

Ela destacou o apoio do consultor à diretoria na condução das atividades do órgão, no planejamento das atividades, na orientação e apoio  à equipe executiva, no desenvolvimento e implantação de um plano de articulação, mobilização e comunicação, na implantação da câmara técnica, nas atividades de educação ambiental, capacitações, visitas técnicas aos municípios, realização de eventos, elaboração de projetos, entre outras. 

O representante do Banco Mundial, Frederico Rabello, afirmou ser nítido o fortalecimento do Comitê com o apoio da consultoria. "Minha visita deve-se ao fato de que o Banco Mundial quis verificar se foi feito um bom emprego dos recursos e que resultados isso trouxe. Fiquei positivamente impressionado com o Comitê Urussanga. Encontrei um Comitê comprometido com a proteção e restauração da bacia, composto por pessoas capazes e dedicadas, movidas por sentimentos nobres acima de qualquer coisa. A consultora financiada pelo Banco Mundial foi capaz de estruturar o trabalho do Comitê, promovê-lo tornando-o conhecido, atraindo atenção para as questões que envolvem a bacia do rio Urussanga. As publicações, eventos e relatórios apenas comprovam que a articulação coordenada por uma especialista deu visibilidade ao Comitê, levando-o a uma posição de entidade respeitada e cujas opiniões são valorizadas", ressalta.

Para o representante da Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catarina, César Seibt, a consultoria e o apoio do Programa SC Rural contribuíram para intensificar a atuação do Comitê. "Fica muito visível as melhorias ocorridas na atuação do Comitê. A disponibilização de um veículo, a contratação da consultora e o repasse de recursos financeiros para a operacionalização do comitê pelo FEHIDRO são mecanismos que possibilitam o planejamento e a elaboração de projetos que visem a melhoria da gestão das águas na bacia. O Comitê da Bacia do Rio Urussanga vem trabalhando fortemente, alcançando seus objetivos e hoje é um modelo para as demais bacias de Santa Catarina", frisou.


Frederico, do Banco Mundial, e Cesar, da Diretoria de Recursos Hídricos de SC


8 de out. de 2015

Rio Urussanga participa de Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga é um dos participantes do 15º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que encerra nesta sexta-feira, dia 9, em Caldas Novas (GO), com o tema “Comitê de Bacia: solução para a gestão das águas”. O presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, a coordenadora de Educação Ambiental, professora Rose Maria Adami, e os membros Antônio Adílio da Silveira, da Casan, e Élzio Peruchi, da Cidasc, representam o órgão colegiado no evento. O fortalecimento dos comitês para a efetivação da Politica Nacional de Recursos Hídricas (Lei 8.433/1997) está em discussão no Encob.

Durante o evento, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, em parceria com o Comitê do Araranguá, está apresentando um banner com a experiência “Caderno do Educador”, um instrumento para a gestão de recursos hídricos que tem como objetivo educar para a cidadania e representação social.

O encontro nacional visa proporcionar aos membros de Comitês capacitação para atuação nas bacias com o intuito de promover a gestão participativa e compartilhada dos recursos hídricos buscando a sustentabilidade. Temas como “Segurança hídrica como política pública”, “Sustentabilidade dos comitês de bacias”, “Plano Nacional de Recursos Hídricos” e “Comitê como indutor da gestão de recursos hídricos” estão mobilizando cerca de mil participantes provenientes dos 230 comitês de diversas regiões hidrográficas brasileiras.

SC sem plano de recursos hídricos
Além do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participam outros nove comitês catarinenses que irão retornar com um importante desafio: mobilizar o público integrante dos comitês (sociedade civil, usuários de água e poder público) em torno da concretização do Plano Estadual de Recursos Hídricos. O estado foi citado durante uma das apresentações da programação, pelo presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Abreu, como um dos seis estados que ainda não possuem seu plano implementado.

Colaboração: José Carlos Virtuoso


1 de out. de 2015

Alunos de Cocal do Sul conhecem Rio Urussanga

Com o intuito de conscientizar e sensibilizar os estudantes sobre as questões que envolvem os recursos hídricos, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga retomou o projeto "Minha Escola, Meu Rio" na última semana. O primeiro município a ser contemplado este ano foi Cocal do Sul através do colégio Demétrio Bettiol. Mais de 40 alunos do 5º ano participaram da saída a campo no dia 1º de outubro. Os guias do Comitê, Rosemar De Nez, geógrafo, Lívia da Silva, geógrafa, e Graziela Elias, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unibave, apresentaram ao grupo o Rio Urussanga percorrendo um trajeto desde sua nascente à foz, abordando questões ambientais, econômicas, sociais e históricas.

Segundo o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o projeto é fundamental para o êxito do trabalho de mobilização social. "Este projeto valoriza a sociedade entorno da mobilização em prol dos recursos hídricos e é um processo que fomenta uma nova consciência sobre os cuidados que precisamos ter com a água. Neste sentido as crianças são o nosso público-alvo e agentes de mobilização para um trabalho de mudança de comportamento pensando no futuro. Infelizmente o cenário do Rio Urussanga, na maioria dos pontos, apresenta uma triste realidade aos jovens devido a sua degradação. Por isso a educação ambiental realiza uma ação voltada para a sensibilização sobre os recursos naturais a fim de formar adultos conscientes no futuro, com comportamentos diferentes da atual geração no que se refere ao meio ambiente", frisa.

Fotos: Rosemar De Nez