14 de jul. de 2015

Profissionais apresentam projeto para apreciação do Comitê Rio Urussanga

Representantes de entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participaram da 31ª Assembleia Geral Extraordinária na tarde desta segunda-feira, dia 13, em Urussanga, para deliberarem sobre diversos assuntos. Profissionais da Prefeitura de Balneário Rincão e o prefeito Décio Goes apresentaram, para apreciação do Comitê, o Projeto de Desassoreamento da Lagoa de Urussanga Velha.

Segundo o prefeito, a ideia do projeto é recuperar o patrimônio natural e turístico do local. “Só no centro da Lagoa há 12 metros de resíduos. A relação dela com o mar se perdeu. O Rio Urussanga entrava e saia da lagoa. O local é bonito e possui um grande potencial agrícola e turístico que pode ser explorado. Estamos apresentado os estudos e também o projeto no intuito do Comitê nos ajudar com sugestões”, frisou.

Para o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o projeto indica uma mudança de comportamento. “O Comitê tem o compromisso de acompanhar estes projetos e dar contribuições necessárias. No caso deste de Balneário Rincão percebemos que é um projeto complexo e que merece uma análise mais profunda. Como presidente agradeço a iniciativa da Prefeitura de procurar o Comitê”, salientou.

Durante a assembleia foram apresentadas as ações do Comitê da Bacia do Rio Urussanga para o segundo semestre deste ano como, por exemplo, a campanha do cadastro dos usuários de água, capacitações de monitores e membros, organização e realização de eventos e palestras, execução do projeto “Minha escola, meu rio” com saídas a campo com estudantes, visitas técnicas as prefeituras, entre outras.

Ainda neste mês, o Comitê irá lançar um edital para inscrições de interessados em participarem da composição de profissionais para atuação na Câmara Técnica. As entidades membros do Comitê irão indicar profissionais das áreas de hidrologia, socioambiental, fauna e flora, engenharia química, geologia, engenharia de minas, resíduos sólidos, jurídica e engenharia ambiental, com o intuito de formar um grupo multidisciplinar de 7 a 9 integrantes para análise técnica e acompanhamento de projetos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário