8 de jul. de 2015

Experiências do Comitê são apresentadas em simpósio nacional

Trabalhos relacionados ao Comitê da Bacia do Rio Urussanga foram expostos no XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado em Teresina, no Piauí, entre os dias 28 de junho a 04 de julho. Os estudos apresentados são resultado do trabalho de pesquisa da professora da Unibave e coordenadora de Educação Ambiental do Comitê, Rose Adami, juntamente com a professora Yasmine de Moura da Cunha, da Unesc.

“Este simpósio é considerado o principal evento da comunidade geográfica, na área da Geografia Física, que reúne pesquisadores em Geografia e em áreas afins, nacionais e internacionais. Foi uma oportunidade de verificar demais trabalhos realizados em bacias hidrográficas em parceria com comitês de bacia”, frisa.

Dentro do tema “Bacias hidrográficas: métodos e técnicas de estudo, usos, ocupação e conflitos no Espaço Geográfico”, a professora Yasmine participou da mesa temática “Bacias hidrográficas: conceitos, métodos e técnicas para fins de planejamento e gestão”. Além disso, o Comitê expôs dois trabalhos por meio de banners: “A contribuição do Projeto Piava Sul na gestão dos recursos hídricos nas bacias dos rios Araranguá e Urussanga” e “Análise das classes de uso e ocupação da terra como subsídio para construção do plano de recursos hídricos da bacia do rio Urussanga”.

“Esta etapa reuniu um público expressivo e os trabalhos foram avaliados por especialistas na área, que se interessaram pela participação ativa dos comitês de bacia, questionaram sobre os encaminhamentos posteriores ao projeto e sobre o patrocínio da Petrobras Ambiental”, finaliza a pesquisadora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário