1 de jul. de 2015

Mobilização do Comitê Rio Urussanga é destaque em evento na Suécia

As metodologias de mobilização que o Comitê da Bacia do Rio Urussanga desenvolve desde 2013 para conscientização dos atores sociais e da comunidade em geral foram apresentadas no 8º Congresso Mundial de Educação Ambiental, na Suécia, entre os dias 29 de junho e 2 de julho. 

Mais de 800 pesquisadores de 75 países participaram do evento e puderam acompanhar a exposição do trabalho “Movilización y Conscientização de los Actores Sociales del Comité de la Cuenca del Río Urussanga, Extremo Sur de Santa Catarina (Brasil)”, apresentado pela professora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) e coordenadora de Educação Ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Maria Adami, e a bolsista de pesquisa, Graziela Elias, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. 

Na oportunidade, as pesquisadoras mostraram os estudos de métodos de mobilização feitos pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Elas também abordaram que a mobilização e conscientização não são consideradas ações que ocorrem em prazos determinados, já que são consideradas processos dinâmicos e contínuos nas etapas da gestão de recursos hídricos.

"A apresentação projetou a nível mundial a importância da representatividade consciente dos membros do Comitê no processo da gestão de recursos hídricos nas bacias hidrográficas brasileiras. Entre as questões prioritárias para o avanço da gestão está a comunicação, por parte dos membros do Comitê, das informações geradas sobre a bacia hidrográfica para as entidades membros e a comunidade em geral. O entendimento por parte dos membros do processo de gestão e do seu papel enquanto representante de outras entidades e instituições é de suma importância para a tomada de decisões e acordo sobre os usos da água e do solo no âmbito da bacia. O congresso mundial é uma experiência maravilhosa, pois além da troca de conhecimento técnico e científico, os participantes compartilham das diferenças socioculturais e tecnológicas dos países participantes do evento", pontua a pesquisadora Rose.

Fonte e fotos: Rose Maria Adami









Nenhum comentário:

Postar um comentário