30 de jun. de 2014

Oficina de capacitação aborda gestão ambiental mirim na bacia do Rio Urussanga

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga realizou, nos dias 25 e 26 de junho, uma oficina de capacitação com o tema “Gestão ambiental mirim no alto vale da bacia do rio Urussanga direcionada para professores de diversas disciplinas do ensino fundamental do Centro Educacional e Profissional Lydio de Brida.

A oficina de capacitação foi ministrada pela coordenadora de educação ambiental do Comitê do Rio Urussanga, Rose Maria Adami, em parceria com a Secretaria de Educação de Urussanga e teve como objetivo capacitar os professores para a prática de ações socioambientais no município a partir das reivindicações elaboradas pelos alunos na primeira edição do projeto, entregue aos gestores públicos de Urussanga em 2013. “As reivindicações envolviam a solicitação de ações do Poder Público voltadas à preservação das nascentes, dos rios e encostas, a conscientização da população do município com relação aos resíduos sólidos produzidos, a fiscalização para coibir o desmatamento nas encostas, nas margens dos rios e nas nascentes e a ocupação irregular nas áreas de preservação permanente (APP), entre outras”, explica Rose.

Durante a oficina, os professores das diversas disciplinas se reuniram tendo como base os eixos norteadores e as reivindicações dos alunos e propuseram determinadas ações, conforme as suas disciplinas. A oficina de capacitação terá continuidade em junho para orientar os professores no encaminhamento das ações propostas dentre dos eixos norteadores pré-estabelecidos.  

Neste ano, a Secretaria de Educação realizará a segunda edição do projeto Urussanga Vira Criança com o tema “Refletir sobre o passado para decidir no presente o futuro que queremos”. A segunda edição do projeto será organizada a partir das ações do Monsenhor Agenor em quatro eixos norteadores: a valorização da diversidade cultural, a preservação ambiental - a tragédia da Mina de Carvão em 1984, o desenvolvimento econômico sustentável e a gestão participativa na organização da cidade.

O projeto será desenvolvido no Centro Educacional e Profissional Lydio de Brida durante o ano de 2014 por meio de sete etapas: formação da equipe docente, das ações do Monsenhor Agenor, mapeando o passado, o presente e o futuro, vivência na gestão pública, desenvolvendo ações, participação no desfile cívico, elaboração de produções sobre a trajetória percorrida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário