3 de jun. de 2014

Elaboração de documento com reivindicações encerra Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas

O Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas encerrou na tarde desta terça-feira, dia 3 de junho, na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com a realização da Assembleia Geral dos Comitês Catarinenses de Bacias Hidrográficas. Na oportunidade, os representantes de 7 dos 16 Comitês de Bacias de Santa Catarina discutiram e elaboraram um documento com reivindicações visando melhorar a atuação dos órgãos colegiados.

O material será entregue nos próximos meses à Assembleia Legislativa de Santa Catarina e aos candidatos políticos do processo eleitoral deste ano. “Estas reivindicações direcionadas no que se refere à estrutura foram elencadas com o intuito de apresentá-las para que o gestor dos próximos anos assuma estes compromissos e dê sustentação ao trabalho dos Comitês para garantir o gerenciamento dos recursos hídricos catarinenses”, ressaltou o coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas e presidente do Comitê Rio Tijucas, Adalto Gomes. Na assembleia, os representantes dos Comitês também efetuaram encaminhamentos para o processo eleitoral do Fórum Catarinense de Comitês de Bacia para a gestão dos próximos dois anos e definiram ações que tratam do papel do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas na articulação política para a gestão de recursos hídricos.

A consultora do Programa SC Rural, que atua no Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Mazzucco, avaliou como positivo o encontro dos representantes dos Comitês de Santa Catarina na região Sul. “A ampla discussão sobre a sustentabilidade dos Comitês catarinenses resultou em encaminhamentos que serão definidos em um novo encontro. As palestras e experiências apresentadas colaboraram com alternativas e sugestões para a melhoria do gerenciamento das bacias do estado”, salientou.

Para o analista técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Vinicius Tavares Constante, o fórum auxiliou os Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina no encaminhamento de importantes ações. “O evento foi rico, pois os Comitês estão passando por um período de discussão de modelos de atuação. O palestrante Dr. Claudio enriqueceu o encontro com experiências e trouxe sugestões na busca de alternativas. O fórum encerrou com sucesso e a definição de um cronograma de ações”, finalizou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário