15 de mar. de 2019

Oficina estimula membros à reflexão e compromissos na gestão dos recursos hídricos

Conscientizar segmentos da sociedade organizada para o entendimento da bacia hidrográfica foi o objetivo da primeira oficina de capacitação permanente de membros no dia 13 de março, durante a Assembleia Geral Ordinária do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, nas dependências da UNESC. Participaram da ação, membros de entidades representantes da população da bacia, do poder público e dos usuários de água.

Com o tema “Bacia Hidrográfica: Unidade Territorial de Ocupação Humana e Planejamento de Recursos Hídricos”, a oficina foi ministrada pela professora doutoranda Yasmine de Moura da Cunha e a técnica em recursos Hídricos da Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do rio Araranguá (AGUAR), Dra Rose Maria Adami.


Assuntos como meio físico e biológico, uso da terra e problemas ambientais foram abordados. “Esta primeira oficina visa a conscientização dos diferentes segmentos da sociedade organizada sobre os aspectos físicos, biológicos, econômicos, sociais e problemas ambientais da bacia do rio Urussanga, para que seus membros possam participar das discussões e compromissos sobre a gestão de recursos hídricos da bacia hidrográfica de forma mais consciente”, explica Rose.

Outras cinco capacitações direcionadas aos membros serão promovidas entre os meses de maio e setembro deste ano. As oficinas serão realizadas dentro das Assembleias Ordinárias e Extraordinárias para garantir maior participação dos membros do Comitê e êxito nos objetivos. As capacitações irão estimular discussões e reflexões sobre os recursos hídricos, bem como fortalecer as organizações envolvidas nos vários âmbitos responsáveis pelas políticas ambientais dos dez municípios inseridos na bacia hidrográfica. 

A próxima oficina será realizada no dia 8 de maio, às 15 horas, com o tema “Papel dos Comitês de Bacias Hidrográficas e de Seus Membros no Processo de Gestão de Recursos Hídricos”. A oficina será ministrada por Taciane Leme Neto, coordenadora de capacitação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas do Brasil (ANA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário