12 de mar. de 2019

Encontro idealiza ações educativas

A educação ambiental é um dos elementos que será trabalho pelos Comitês das bacias dos rios Araranguá e Urussanga. O planejamento das atividades iniciou efetivamente no dia 6 de março, durante reunião com profissionais da Gerência de Educação (GERED) de Criciúma. 

Participaram do encontro as técnicas de recursos hídricos da Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga (AGUAR), à disposição dos Comitês das bacias dos rios Araranguá, Michele Pereira da Silva, e Urussanga, Rose Maria Adami, a Supervisora de Gestão Escolar, Kelly Cristina Fernandes, e a consultora educacional Dulcinéia Nazario Fernandes na GERED.

Até setembro deste ano, a meta do Comitê da Bacia do Rio Urussanga é desenvolver cinco ações que incluem um projeto de eficiência hídrica nas escolas e empresas, visitas orientadas na bacia hidrográfica, atividades educativas em datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente e a realização de palestras. Além disso, o órgão colegiado pretende promover seis capacitações direcionadas aos membros dos Comitês e também para a comunidade em geral. 

“A água constitui um elemento primordial para todas as atividades humanas. Por isso é essencial a busca por parcerias com escolas, empresas e outros segmentos da sociedade para o desenvolvimento de ações de educação ambiental voltadas aos recursos hídricos. Uma nova cultura hídrica e ambiental só será estabelecida quando houver amplo e permanente processo educativo formal e não formal voltado à sociedade em todos os seus segmentos. Neste contexto, a Educação Ambiental se apresenta como uma metodologia eficiente, pois possui interfaces voltadas ao desenvolvimento da cidadania e de novas formas de abordagem com relação à sociedade e sua interferência na natureza”, explica a técnica de recursos hídricos, Rose Maria Adami.


Nenhum comentário:

Postar um comentário