29 de jul. de 2016

Reunião oficializa agrupamento de Comitês para gestão administrativa

Uma reunião na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina na tarde de quinta-feira, dia 28, em Florianópolis, oficializou o agrupamento dos Comitês das bacias dos rios Araranguá e Urussanga para terem a gestão administrativa feita por uma única entidade executiva. O acordo valerá a partir de 2017. Participaram do encontro o diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina, Bruno Henrique Beifuss, o presidente do Comitê Urussanga, José Carlos Virtuoso, a consultora Cenilda Mazzucco, e representantes do Comitê Araranguá.

Nas últimas semanas, os dois Comitês discutiram este assunto em assembleias, sendo a decisão de união aprovada pelos representantes de entidades membros. Em 2017, as questões administrativas dos Comitês do extremo sul catarinense serão gerenciadas por uma entidade executiva que passará por um processo de seleção. A previsão é que o edital seja publicado em setembro, para que empresas ou organizações interessadas se inscrevam para participar do processo licitatório.

"Nos últimos convênios, no modelo anterior, a Unesc foi nossa grande parceira. Agora, esse novo passo, é um desdobramento da política que o Estado está fazendo para poder melhorar o seu processo de acompanhamento e gestão hídrica. Para nós significa estar mais articulado com um Comitê vizinho, sendo que as bacias estão próximas e conectadas e temos problemas em comum. Acredito que a atuação em conjunto irá nos fortalecer enquanto entidade de mobilização social que trabalha pela governança da água. Ficaremos mais fortes a partir desse novo momento", ressalta Virtuoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário