A implantação de uma entidade executiva única de apoio aos três comitês do sul catarinense foi o principal assunto discutido em assembleia geral extraordinária realizada pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga nesta sexta-feira, dia 15, na sede da ACIC, em Criciúma. Uma palestra abordando este tema, proferida pelo técnico da Diretoria de Recursos Hídricos de Santa Catarina, Tiago Zanatta, expôs o modelo elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável a ser implantado para operacionalização administrativa no Comitê Urussanga visando otimizar os recursos repassados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos e contribuir para a troca de experiências entre órgãos colegiados. A ideia é unificar a execução administrativa, porém manter a autonomia de cada Comitê e suas atividades direcionadas para as áreas de abrangência das bacias.
Representantes de entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga se posicionaram a respeito da proposta de funcionamento da entidade executiva, que irá atuar numa gestão de 3 anos a partir de metas traçadas em planos de trabalhos. Ficou definido pelos membros que o Comitê Urussanga irá articular o agrupamento com o Comitê Araranguá para implantar esta entidade executiva. Para o representante da Unesc e presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o agrupamento irá fortalecer a atuação dos órgãos colegiados. "Nossas regiões hidrográficas são pequenas, mas temos problemas comuns de alta complexidade. Este agrupamento irá fortalecer o aspecto político, de gestão e de mobilização dos Comitês. Iremos avançar neste sentido e por isso defendo ser parceiro do Araranguá", frisou.
Dados sobre o cadastro de usuários de água na bacia do rio Urussanga foram apresentados durante a assembleia. A coordenadora da campanha do cadastro, engenheira ambiental Hellen Feltrin, mostrou o relatório sobre a mobilização e atuação nos últimos meses, a implantação de pontos de apoio e o aumento do número de usuários cadastrados. A campanha será intensificada nos próximos meses por meio de divulgação. Representantes do Comitê Urussanga que participaram do 18º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, que ocorreu no início deste mês em Salvador (BA), relataram as experiências do evento. A organização e promoção de eventos sobre recursos hídricos sob coordenação do Comitê Urussanga, que serão realizados em Criciúma neste mês e em outubro em Jaguaruna, encerraram a assembleia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário