A participação da sociedade na gestão democrática da água foi o foco da palestra ministrada pelo presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, a promotores catarinenses durante o curso de "Formação e Aperfeiçoamento na Carreira do Ministério Público", realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Florianópolis, no dia 24 de junho.
Com o tema “Recursos hídricos e a atuação dos comitês de bacia hidrográfica - Implantação das Políticas Públicas”, Virtuoso contextualizou a situação atual da gestão hídrica no país e em Santa Catarina. A participação dos diversos segmentos foi destacada como importante estratégia assegurada pela Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), garantindo a importância do processo participativo à concretização da governança da água, por meio da atuação dos comitês.
Conforme Virtuoso, que é coordenador do Fórum Catarinense de Comitês, a efetivação da gestão dos recursos hídricos continua sendo um grande desafio em Santa Catarina e no Brasil, pelo fato de os instrumentos para a sua concretização, como os planos de bacia, ainda estarem por serem implantados na maioria das regiões hidrográficas. “Sem gestão efetiva, corre-se o risco de ficar sem água, como o caso recente de São Paulo”, frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário