13 de jun. de 2016

Representante do Comitê Urussanga ministra minicurso em simpósio estadual de geografia

A coordenadora de educação ambiental do Comitê da bacia do rio Urussanga e professora do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), Rose Maria Adami, ministrou um minicurso no dia 9 de junho durante o XVI Simpósio de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (SIMGEO UDESC), em Florianópolis. 
A palestra de Rose abordou a contribuição do geógrafo na elaboração e implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos. Na oportunidade, a professora incentivou os os geógrafos a participarem dos trabalhos desenvolvidos nos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH). "Os Comitês são os 'Parlamentos das Águas', ou seja, órgãos responsáveis por reunir a sociedade civil, o poder público e os usuários de água para discutir, administrar e negociar o uso dos recursos hídricos em uma bacia hidrográfica. Os geógrafos são importantes nesta 'mesa de negociações' porque lhes competem o exercício de várias atividades, entre elas os reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico, a interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais, o estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais, além dos levantamentos e mapeamentos destinados à solução dos problemas locais, regionais e nacionais", frisou Rose.
Conforme a palestrante, cabe aos profissionais auxiliarem os Comitês de Bacias Hidrográficas na elaboração e implementação dos planos de recursos hídricos, no reenquadramentos dos corpos d´água por uso de classes preponderantes, na outorga de direito de uso de recursos hídricos, na cobrança pelo uso de recursos e no sistema de informação geográfica sobre recursos hídricos, que são os instrumentos de gestão instituídos pela Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997), bem como atuar no processo de conscientização sobre a importância da manutenção, preservação da água numa bacia hidrográfica e, na prevenção de desastres ou mitigação de riscos hidrometeorológico, por meio da educação ambiental voltada aos recursos hídricos.
"A gestão de recursos hídricos nas bacias hidrográficas é um processo integrador que necessita de múltiplos profissionais na sua construção, principalmente aqueles que possuem a capacidade de relacionar os meios, físico e biológico e os aspectos sociais e econômicos, na formação desses territórios", finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário