25 de set. de 2015

Livro sobre Rio Criciúma é lançado pela Editora Unesc

O papel que o Rio Criciúma assumiu na cidade com o passar dos anos e a ação humana é contado no mais novo livro da professora Rose Maria Adami, “Rio Criciúma: o Rio que a Cidade Escondeu”, lançado na noite do dia 23 de setembro pela Editora Unesc. Rose é coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, já lecionou na Universidade, fez parte da mesa-redonda “Hidrografia e Sustentabilidade” do 6º Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, que teve a participação do professor da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais, Cláudio Di Mauro e a mediação do professor da Unesc, José Carlos Virtuoso.

Rosa, que é natural de Itajaí, contou que quando conheceu Criciúma, estranhou o fato de o Rio não estar a vista da população. “Vim de um lugar onde o Rio faz parte da paisagem e aqui eu não o encontrava. Então fui pesquisar e descobri que havia sido canalizado para ficar escondido. A partir daí começou o trabalho que acabou resultando neste livro”, contou.

Segundo a autora, na época da colonização, os primeiros moradores de Criciúma tinham um bom relacionamento com o Rio, já que precisavam de suas águas para plantar, beber, fazer todas as atividades. Mas a partir de 1930, com a exploração do carvão e uma retração das atividades agrícolas, os produtores rurais foram deixando as proximidades do Rio, e o processo de urbanização foi iniciado e as margens recebendo moradores, negócios e lixo. “A partir de 1960 a canalização do Rio Criciúma começou e de 1970 para frente, ele foi retirado da paisagem da cidade. Mas a ocupação irregular desta área trouxe problemas. A cada chuva o Rio se mostra. É preciso se pensar com inteligência a ocupação dos espaços”, pontuou.

O lançamento da obra teve a participação do coordenador do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial, Nilzo Ivo Ladwig, que apresentou o livro com os artigos do evento de 2014, e da professora Patricia de Aguiar Amaral, membro do comitê científico do Seminário. Representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga prestigiaram a cerimônia e parabenizaram a profissional Rose Maria Adami.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada da Unesc




Nenhum comentário:

Postar um comentário