5 de set. de 2015

Educação ambiental: Comitê Rio Urussanga participa de troca de experiências em encontro nacional

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga participou de mais um encontro nacional sobre a gestão dos recursos hídricos. Na última semana, a coordenadora de educação ambiental do Comitê, Rose Maria Adami, representou o órgão colegiado no IV Encontro Formativo Nacional Integrado de Educação Ambiental para a Gestão das Águas, realizado juntamente com o XIII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, em São Pedro (SP), entre os dias 1 e 3 de setembro. O evento teve como objetivo promover o diálogo entre a rede de educadores ambientais e a troca de experiências para implantação de estratégias e desenvolvimento de comunicação e mobilização social na gestão de recursos hídricos.

A representante do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participou de palestras, oficinas, rodas e mesas de diálogos sobre o papel da educação ambiental no processo de participação social na Agenda Água, os caminhos da educação ambiental, revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos, entre outros assuntos, e apresentou o banner "Processo participativo no Comitê da bacia do rio Urussanga, região hidrográfica do Atlântico Sul, para desencadear a gestão de recursos hídricos". O trabalho expôs as atividades de educação ambiental que o Comitê desenvolve desde 2008 por meio de oficinas, cursos, ações educativas, visitas técnicas aos gestores públicos e lideranças municipais e aos órgãos de imprensa da bacia, fóruns de discussões, semanas de meio ambiente, concursos fotográficos e elaboração de materiais didáticos como folders, banners e caderno do educador ambiental.

“O diálogo e a troca de experiências entre os participantes foi extremamente importante, pois contribuirá significativamente nos trabalhos de educação ambiental realizados pelos Comitês de bacias hidrográficas brasileiras. As atividades de educação ambiental auxiliam na conscientização dos problemas ambientais dos municípios inseridos na bacia e estimulam as comunidades a propor políticas voltadas à proteção das águas e ao meio ambiente”, frisa Rose.




Nenhum comentário:

Postar um comentário