Com o intuito de despertar o sentimento de pertencimento em relação as águas, a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Maria Adami, conduziu a palestra "Rio Urussanga: o rio que corta a cidade" para alunos dos 4º e 5º anos da escola Lydio De Brida, em Urussanga, na manhã desta quarta-feira, dia 30. A palestrante abordou assuntos como o ciclo hidrológico, a formação das paisagens naturais e das bacias hidrográficas, a ação humana, os usos da água, entre outros.
"A ideia é mostrar aos estudantes que existe um rio que corta a cidade deles e também desenvolver o processo de pertencimento deles em relação as águas. Mostrar como está a situação dos rios, se estão preservados, qual sua origem, para que fins a água é utilizada. É necessário desenvolver estas questões enquanto criança para que eles se tornem adultos conscientes e atores sociais. O rio é um elemento da natureza e eles precisam pensar de forma coletiva. Faço eles refletirem qual herança vão deixar para as outras pessoas", pontua.
A palestra foi solicitada pelas professoras da escola Lydio De Brida. Segundo a professora Sinara Pagnan, a forma de abordagem do assunto contribui para o desenvolvimento de atividades escolares. "Nesta séries trabalhamos o município como um todo. E percebemos que surgem dúvidas dos alunos que moram no Rio Carvão, um rio que está poluído. Eles fazem comparações e questionam o porque da cor, do cheiro, da ausência de peixes e como melhorar o rio. Esta palestra promovida pelo Comitê e a saída a campo trazem ideias aos professores e colaboram para um melhor entendimento por parte do alunos", frisa.