Com o intuito de buscar a integração e mobilização da comunidade escolar, o Comitê da bacia do rio Urussanga irá realizar o projeto “Semestre da Água”. O primeiro município a receber a ação neste ano será Cocal do Sul com a participação da escola Cristo Rei. Na instituição de ensino serão desenvolvidas atividades educativas voltadas à proteção das águas dos rios em que o colégio está inserido.
Segundo a coordenadora de educação ambiental do Comitê, Rose Adami, a proposta surgiu para melhorar o entendimento do que é uma bacia hidrográfica e incentivar a sociedade a participar das discussões sobre a gestão de recursos hídricos. “É necessário entender as inter-relações que se estabelecem, neste recorte da superfície terrestre, entre o meio físico e os fatores socioeconômicos para proteção da água na bacia. O projeto é um piloto para posteriormente será desenvolvido nos demais municípios da bacia”, frisa.
O projeto “Semestre da Água”, em Cocal do Sul, irá contemplar 270 alunos do ensino fundamental, além de capacitar professores de diferentes disciplinas. Uma reunião com profissionais da Secretaria de Educação de Cocal do Sul no dia 24 de agosto planejou o modo como as atividades serão desenvolvidas. A ação iniciará na primeira quinzena de setembro e será finalizada no primeiro semestre de 2016 com a realização de um evento para divulgação das atividades e dos resultados alcançados.
“Desde 2012, o Comitê da bacia do rio Urussanga visa conscientizar membros e segmentos da comunidade para entender a bacia hidrográfica como um sistema em que todos os elementos dos meios físicos, biológicos e as ações humanas estão interligados. O órgão colegiado também busca incentivar os segmentos da sociedade a participar das discussões sobre a gestão de recursos hídricos”, pontua Rose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário