31 de ago. de 2015

Palestra aborda relação dos recursos hídricos com a paisagem

A comparação da rede de drenagem com uma árvore genealógica despertou a curiosidade dos alunos do 5º ano da escola Vincenzo De Villa, em Urussanga. Os avós como protagonistas representando o rio principal, os pais e tios sendo os afluentes e os filhos e primos como sub-afluentes foram os personagens utilizados durante a palestra “A Água na Paisagem”, conduzida pela coordenadora de educação ambiental do Comitê da bacia do rio Urussanga, Rose Adami, no dia 28 de agosto.

O objetivo da palestra foi conscientizar os alunos sobre a importância de entender as paisagens naturais como resultado da ação da água, além de ressaltar a responsabilidade das ações humanas neste contexto. A palestrante abordou assuntos como o ciclo hidrológico, a formação das paisagens naturais e das bacias hidrográficas, a ação humana, os usos da água e as maneiras de economizá-la nas residências.

Atentos aos ensinamentos, os alunos levantaram questionamentos sobre a bacia e a poluição das águas do rio Urussanga e compreenderam a situação dos recursos hídricos através de explicações utilizando uma maquete da bacia. Segundo a palestrante, Rose Adami, os estudantes entenderam que a água é um dos agentes modeladores do relevo terrestre e o principal elemento para construção das paisagens naturais e das bacias hidrográficas.

“Eles compreenderam que, além dos fenômenos naturais, as atividades humanas também modificam e criam novas paisagens, pois as ações da natureza e do homem participam da constituição da paisagem. A curiosidade deles pelo espaço vivido contribuiu para o reconhecimento de aspectos importantes que ajudaram a dar materialidade às paisagens que eles conhecem. Nessa identificação foi possível fazer relação com outros lugares do Brasil como o Pantanal e São Paulo, para que os alunos pudessem estabelecer relações com os lugares”, frisa.







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