“A segurança hídrica é algo fundamental, que nós não temos. Não podemos esperar que algo ocorra para tomarmos atitude. Que não deixamos ocorrer com o que está acontecendo em São Paulo e que nossa reserva técnica se acabe. Sem água não há vida”. A reflexão foi levada na noite do dia 10 de novembro pelo presidente de Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas, também professor da Unesc, Zeca Virtuoso. Ele falou sobre “Desenvolvimento e Segurança Hídrica”, e veio ao Legislativo por solicitação da vereadora Camila Nascimento (PSD). Virtuoso usou o espaço destinado ao Horário Político.
“A temática é muito importante. Todos estão acompanhando a problemática de São Paulo, mas tratamos o problema como se não fosse nosso. Preocupa-me muito em relação à Santa Catarina, e o comitê é o caminho para direcionar para que a gestão da água seja efetiva. O comitê discute no coletivo, e o seu papel, é diminuir ou minimizar os conflitos. Se não tiver administração e gerenciamento, podemos ter colapso no abastecimento de água. Hoje em dia a disponibilidade dos recursos hídricos está limitada. São Paulo nos traz condição de alerta extremo”, disse Virtuoso.
Ele salientou ainda que a articulação do Comitê ocorre nos 10 municípios da bacia, incluindo Balneário Rincão. “Devemos pensar num plano de bacia que estamos esperando para esse ano. O comitê de Urussanga foi criado em 2006 e estamos esperando esse plano. Que tenhamos prudência para termos segurança hídrica. A falta de água prejudica a população. A questão do planejamento é fundamental e deve haver”, ressaltou, afirmando ainda que a cidade de Treviso, talvez em 10 anos, fique sem água, em virtude do desmatamento da mata ciliar.
“As nossas nascentes precisam ser preservadas. Criciúma como cidade polo, deve fazer à frente a mobilização de participação porque, na verdade, não temos ainda efetivação dos comitês por conta da participação mais ativa e consciente do que é o papel dos comitês, e a importância de fazer gestão”, finalizou.
Texto e imagem: Daniela Savi - Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma
Nenhum comentário:
Postar um comentário