28 de nov. de 2014

Comitê Rio Urussanga participa de encontro nacional em Alagoas

Possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas é um dos objetivos do 16º Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas (ENCOB), que iniciou no domingo, dia 23, e encerrou na sexta-feira, dia 28, em Maceió, Alagoas. Neste ano, com o tema “O Comitê de Bacia Hidrográfica como articulador político das águas”, participam do evento, representando o Comitê da Bacia do Rio Urussanga, a consultora do Programa SC Rural Cenilda Mazzucco, o secretário executivo Ricardo Garcia, a coordenadora de educação ambiental Rose Maria Adami, o assessor administrativo José Elson Bittencourt, o representante da CASAN Antonio Adílio da Silveira e o representante da OAB de Criciúma Hélio Florentino.

"Este encontro permite a integração dos diversos órgãos de gestão de recursos hídricos para discutir e buscar melhorias no processo de gestão, além da troca de experiências. A grave crise de escassez de água, em várias regiões do Brasil, exige coragem para a implementação de mudanças na condução das políticas de recursos hídricos por parte dos gestores públicos e colaboração de todos os segmentos da sociedade  para garantir água em quantidade e qualidade necessária para atender as necessidades atuais e futuras", ressalta Cenilda.

As políticas públicas para conservação, preservação e recuperação de recursos hídricos do país são discutidas durante o ENCOB por meio de seminários, minicursos, conferências e troca de experiências. Os representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participaram do seminário "Água, Comunicação e Sociedade" e dos minicursos "Plano de Bacia", “Comitê de Bacia: o que é e o que faz" e "Produtor de Água". A consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzucco, acompanhou o grupo de discussões sobre a governança das águas e a construção do observatório para monitorar a gestão de recursos hídricos. Na terça-feira, dia 24, duas conferências abordaram a sustentabilidade dos comitês de bacias do Brasil e a cobrança pelo uso dos recursos hídricos como instrumento de superação dos obstáculos à gestão das águas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário