15 de out. de 2014

Presidente do Comitê Rio Urussanga é eleito novo coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas

Representantes de 15 dos 16 Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina se reuniram em Itajaí entre os dias 13 e 15 de outubro para participar do Fórum Catarinense de Comitês. O evento buscou discutir e definir a divulgação de programas, planos e ações em andamento e o fomento do debate sobre temas de importância estadual e nacional para a gestão compartilhada, integrada e participativa das águas. 

Durante o encontro, o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, foi eleito, por unanimidade, o novo coordenador do Fórum para o mandato 2014/2016. O presidente do Comitê Rio Urussanga será responsável por promover a articulação entre os Comitês em defesa da concretização do processo político pelo fortalecimento dos órgãos para a efetiva gestão da água em Santa Catarina. Segundo Virtuoso, a primeira ação como coordenador será definir uma agenda com o governador Raimundo Colombo para tratar de assuntos emergenciais. 

"É necessário discutir a efetivação dos instrumentos de gestão nas bacias, a começar pela agilização no processo de realização dos planos de bacia, além da priorização do uso dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para o fim a que foi criado, ou seja, à gestão hídrica, principalmente ao fortalecimento estrutural dos comitês", ressalta. De acordo com o presidente do Comitê Rio Urussanga, outra importante bandeira que será levantada se refere ao trabalho pela difusão da gestão da água de forma participativa para a garantia presente e futura da segurança hídrica. "Sem isto não será possível promover desenvolvimento socioeconômico no território da bacias hidrográficas", pontua.

O Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas também discutiu encaminhamentos para a estruturação da secretaria executiva dos Comitês e as adequações à lei 13.019/2014, que altera as formas de transferências de recursos à entidades do terceiro setor. Para Virtuoso, o encontro mobiliza e fortalece o papel dos Comitês. “Passamos pelas mesmas dificuldades, por exemplo, a falta de agilidade em processos. Hoje a importância deste Fórum está no fortalecimento dos Comitês e numa mobilização para mudar este cenário”, finaliza.




Nenhum comentário:

Postar um comentário