21 de out. de 2014

Capacitação forma novos educadores ambientais

O curso “Educação Ambiental e a Cidadania das Águas na Bacia do Rio Urussanga”, promovido pelo Comitê Rio Urussanga entre os dias 16 e 18 de outubro, formou 17 novos educadores ambientais na região da bacia. A capacitação buscou instruir profissionais de diversas áreas para atuarem como multiplicadores na gestão de recursos hídricos. Nos últimos dois anos, o Comitê capacitou mais de 70 profissionais. 

Ministrado pela Dra. em Geografia Rose Maria Adami e pela Doutoranda em Ciências Ambientais Yasmine de Moura da Cunha, o curso abordou temas como a educação ambiental e a cidadania pelas águas, a bacia hidrográfica como unidade territorial de ocupação humana e de planejamento de recursos hídricos e a participação do cidadão na educação ambiental e nas políticas públicas. Os profissionais receberam certificado de participação, caderno do educador ambiental e mapas políticos das bacias dos rios Araranguá e Urussanga.

Para a bióloga Maríliz Biz, a capacitação foi completa, visto que apresentou desde a base para a gestão de recursos hídricos à elaboração de projetos. “As ministrantes apontaram como cada profissional pode utilizar os ensinamentos em suas formações, sendo ou não específicas da área ambiental. O curso plantou uma semente em nós mostrando que basta ter força de vontade para continuar esse trabalho e fazer a diferença como cidadão e profissional”, ressalta.





Nenhum comentário:

Postar um comentário