O projeto “Água: Conhecimento para Gestão”, uma parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com apoio da Itaipu Binacional, oferece 36 cursos de capacitação complementar na área de gestão de recursos hídricos. Nesta terça-feira, dia 28, teve início o curso “Gestão de recursos hídricos: metodologias de participação social”, em Florianópolis. Os representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, presidente do Comitê, Cenilda Mazzucco, consultora do Programa SC Rural, e Rose Maria Adami, coordenadora de educação ambiental, participam da capacitação. O curso conta com o apoio técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos, e se estende até quinta-feira, dia 30. Com a carga horária de 40 horas, o principal objetivo da capacitação é promover a mobilização a partir da participação social na gestão de recursos hídricos.
De acordo com Luís Gustavo Miranda Mello, especialista em recursos hídricos da ANA e membro do grupo técnico do curso, a capacitação foi pensada para qualificar e ampliar a participação dos atores atuantes na gestão de recursos hídricos. “A proposta é trabalhar conhecimentos, habilidades e atitudes para estimular a mobilização e articulação, a construção coletiva de conhecimentos, a mediação de conflitos e o planejamento participativo. Existe uma grande demanda para se desenvolver esse tipo de competência entre as instituições do SINGREH (Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos)”. Luís destacou, também, que a necessidade desta capacitação é tanto no sentido de sistematizar e divulgar as experiências de sucesso na gestão da água, como também de integrar experiências de outros setores que atuam de forma participativa na gestão de recursos naturais e mediação de conflitos.
De acordo com o Diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina, Edison Pereira de Lima, o curso será de suma importância para fortalecer a participação social no gerenciamento de conflitos e nas tomadas de decisões relativas às bacias hidrográficas pelos comitês. Para a Secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo, esse curso vem somar às ações já desenvolvidas pelo Estado no que diz respeito ao fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas. “A lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos sugere que a gestão destes seja descentralizada e participativa, onde e que todos tenham uma parcela de responsabilidade na preservação e no uso racional da água: “o usuário, o poder público e os diversos segmentos da sociedade civil”, frisou.
Assessoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga
Colaboração: Uiara Sousa Zilli - Jornalista
Consultora Banco Mundial para o Programa SC Rural
Equipe de Fortalecimento dos Comitês - DRHI/SDS