28 de out. de 2014

Representantes do Comitê Rio Urussanga participam de curso em Florianópolis

O projeto “Água: Conhecimento para Gestão”, uma parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com apoio da Itaipu Binacional, oferece 36 cursos de capacitação complementar na área de gestão de recursos hídricos. Nesta terça-feira, dia 28, teve início o curso “Gestão de recursos hídricos: metodologias de participação social”, em Florianópolis. Os representantes do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, presidente do Comitê, Cenilda Mazzucco, consultora do Programa SC Rural, e Rose Maria Adami, coordenadora de educação ambiental, participam da capacitação. O curso conta com o apoio técnico da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, por meio da Diretoria de Recursos Hídricos, e se estende até quinta-feira, dia 30. Com a carga horária de 40 horas, o principal objetivo da capacitação é promover a mobilização a partir da participação social na gestão de recursos hídricos. 

De acordo com Luís Gustavo Miranda Mello, especialista em recursos hídricos da ANA e membro do grupo técnico do curso, a capacitação foi pensada para qualificar e ampliar a participação dos atores atuantes na gestão de recursos hídricos. “A proposta é trabalhar conhecimentos, habilidades e atitudes para estimular a mobilização e articulação, a construção coletiva de conhecimentos, a mediação de conflitos e o planejamento participativo. Existe uma grande demanda para se desenvolver esse tipo de competência entre as instituições do SINGREH (Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos)”. Luís destacou, também, que a necessidade desta capacitação é tanto no sentido de sistematizar e divulgar as experiências de sucesso na gestão da água, como também de integrar experiências de outros setores que atuam de forma participativa na gestão de recursos naturais e mediação de conflitos.

De acordo com o Diretor de Recursos Hídricos de Santa Catarina, Edison Pereira de Lima, o curso será de suma importância para fortalecer a participação social no gerenciamento de conflitos e nas tomadas de decisões relativas às bacias hidrográficas pelos comitês. Para a  Secretária do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Lucia Dellagnelo, esse curso vem somar às ações já desenvolvidas pelo Estado no que diz respeito ao fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas. “A lei que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos sugere que a gestão destes seja descentralizada e participativa, onde e que todos tenham uma parcela de responsabilidade na preservação e no uso racional da água: “o usuário, o poder público e os diversos segmentos da sociedade civil”, frisou.

Assessoria do Comitê da Bacia do Rio Urussanga

Colaboração: Uiara Sousa Zilli - Jornalista
Consultora Banco Mundial para o Programa SC Rural
Equipe de Fortalecimento dos Comitês - DRHI/SDS


Rio Urussanga é apresentado a alunos de Treze de Maio

“Foi incrível conhecer a beleza da área preservada na bacia do Rio Urussanga. Mas, infelizmente, fiquei assustada com uma boa parte do rio assim tão poluída”, disse impressionada a estudante Vitória Rodrigues Rezin, de 11 anos, durante uma saída a campo promovida pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga nesta segunda-feira, dia 27.

Por meio do projeto “Minha escola, meu rio”, alunos do 4º e 5º ano da escola João Sartor, de Treze de Maio, conheceram o trajeto entre a nascente e a foz do Rio Urussanga, observando o ecossistema através da orientação do geógrafo Rosemar De Nez e da bióloga Marília Biz e de um mapa ilustrativo da bacia. “Vocês conhecem alguma atividade econômica que não utilize água? Por isso é necessário pensar na forma correta de realizar as nossas ações visando à preservação dos recursos hídricos”, afirmou o geógrafo.

O conceito de bacia hidrográfica é um dos conteúdos aplicado em sala de aula. “A saída a campo foi excelente, pois reforçou o que os nossos alunos estão aprendendo na escola. No passeio percebemos a diferença nítida entre as áreas preservadas e degradadas e este ponto é importantíssimo, visto que nossa escola está localizada próxima ao Rio Urussanga e os estudantes convivem diariamente com esta realidade”, frisou a professora Edia Morona Burato.

A aluna Vitória Rodrigues Rezin pretende repassar aos amigos os ensinamentos adquiridos durante a saída a campo. “Aprendi várias coisas que sei que vou usar em minha vida. Não sabia que a economia afetava os rios. Vou passar estas informações para que as pessoas possam cuidar mais do meio ambiente. Também vou mudar minhas atitudes”, ressaltou.






25 de out. de 2014

Curso capacita representantes de entidades membros do Comitê

Representantes de entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga participaram da segunda edição da Oficina de Fortalecimento dos Membros do Comitê realizada no dia 23 de outubro, na sala de reuniões no Parque Municipal. Com o tema “Competências do Comitê de Bacia e o Papel dos Membros”, a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzucco, e a coordenadora de educação ambiental, Rose Maria Adami, apresentaram o regimento interno do Comitê e seu gerenciamento, além de destacarem a importância da água, sua qualidade e preservação.

Segundo Cenilda, a participação de representantes de entidades membros em oficinas é uma oportunidade de adquirir os conhecimentos necessários para exercer o seu papel no Comitê e atuar no gerenciamento dos recursos hídricos da bacia. A consultora educacional e representante da Gerência de Educação (Gered) de Criciúma, Dilcineia Nazario Fernandes, participou do curso. “Na área de educação é importante divulgar todo trabalho que é feito através de ações que venham a contribuir com meio ambiente. Sempre se faz necessário este momento de reflexão sobre as ações e de que forma estamos contribuindo para isto”, frisa.








21 de out. de 2014

Capacitação forma novos educadores ambientais

O curso “Educação Ambiental e a Cidadania das Águas na Bacia do Rio Urussanga”, promovido pelo Comitê Rio Urussanga entre os dias 16 e 18 de outubro, formou 17 novos educadores ambientais na região da bacia. A capacitação buscou instruir profissionais de diversas áreas para atuarem como multiplicadores na gestão de recursos hídricos. Nos últimos dois anos, o Comitê capacitou mais de 70 profissionais. 

Ministrado pela Dra. em Geografia Rose Maria Adami e pela Doutoranda em Ciências Ambientais Yasmine de Moura da Cunha, o curso abordou temas como a educação ambiental e a cidadania pelas águas, a bacia hidrográfica como unidade territorial de ocupação humana e de planejamento de recursos hídricos e a participação do cidadão na educação ambiental e nas políticas públicas. Os profissionais receberam certificado de participação, caderno do educador ambiental e mapas políticos das bacias dos rios Araranguá e Urussanga.

Para a bióloga Maríliz Biz, a capacitação foi completa, visto que apresentou desde a base para a gestão de recursos hídricos à elaboração de projetos. “As ministrantes apontaram como cada profissional pode utilizar os ensinamentos em suas formações, sendo ou não específicas da área ambiental. O curso plantou uma semente em nós mostrando que basta ter força de vontade para continuar esse trabalho e fazer a diferença como cidadão e profissional”, ressalta.





17 de out. de 2014

Estudantes de Içara e Balneário Rincão conhecem Bacia do Rio Urussanga

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga realizou mais uma saída a campo por meio do projeto “Minha escola, meu rio”. A ação de educação ambiental visa mostrar a importância da preservação dos recursos hídricos. Estudantes e professores do 4º e 5º ano das escolas Amélia de Souza Silva, José Réus e Arroio Rincão, de Balneário Rincão, e Antônio Guglielmi Sobrinho, de Içara, participaram do passeio no dia 13 de outubro. Durante a saída a campo, orientados pelo geógrafo Rosemar De Nez e pela bióloga Marília Biz, os alunos conheceram algumas áreas inseridas na bacia, observando a fauna, flora, as nascentes, os rios e as atividades econômicas da região. A ação, desenvolvida há quatro anos pelo Comitê Rio Urussanga, já contemplou mais de 900 estudantes.


15 de out. de 2014

Presidente do Comitê Rio Urussanga é eleito novo coordenador do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas

Representantes de 15 dos 16 Comitês de Gerenciamento de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina se reuniram em Itajaí entre os dias 13 e 15 de outubro para participar do Fórum Catarinense de Comitês. O evento buscou discutir e definir a divulgação de programas, planos e ações em andamento e o fomento do debate sobre temas de importância estadual e nacional para a gestão compartilhada, integrada e participativa das águas. 

Durante o encontro, o presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, foi eleito, por unanimidade, o novo coordenador do Fórum para o mandato 2014/2016. O presidente do Comitê Rio Urussanga será responsável por promover a articulação entre os Comitês em defesa da concretização do processo político pelo fortalecimento dos órgãos para a efetiva gestão da água em Santa Catarina. Segundo Virtuoso, a primeira ação como coordenador será definir uma agenda com o governador Raimundo Colombo para tratar de assuntos emergenciais. 

"É necessário discutir a efetivação dos instrumentos de gestão nas bacias, a começar pela agilização no processo de realização dos planos de bacia, além da priorização do uso dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para o fim a que foi criado, ou seja, à gestão hídrica, principalmente ao fortalecimento estrutural dos comitês", ressalta. De acordo com o presidente do Comitê Rio Urussanga, outra importante bandeira que será levantada se refere ao trabalho pela difusão da gestão da água de forma participativa para a garantia presente e futura da segurança hídrica. "Sem isto não será possível promover desenvolvimento socioeconômico no território da bacias hidrográficas", pontua.

O Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas também discutiu encaminhamentos para a estruturação da secretaria executiva dos Comitês e as adequações à lei 13.019/2014, que altera as formas de transferências de recursos à entidades do terceiro setor. Para Virtuoso, o encontro mobiliza e fortalece o papel dos Comitês. “Passamos pelas mesmas dificuldades, por exemplo, a falta de agilidade em processos. Hoje a importância deste Fórum está no fortalecimento dos Comitês e numa mobilização para mudar este cenário”, finaliza.




13 de out. de 2014

Assembleia apresenta ações do Comitê Rio Urussanga

Representantes de 28 entidades membros do Comitê da Bacia do Rio Urussanga se reuniram em assembleia geral no dia 8 de outubro. O processo de substituição de entidades membros foi um dos temas da pauta da reunião. Segundo a consultora do Programa SC Rural que atua junto ao Comitê, Cenilda Maria Mazzucco, o processo de definição de assentos vagos não foi concluído e a votação de substituição de entidades deverá ocorrer em nova assembleia a ser convocada. A plenária deliberou que um novo edital deverá ser publicado com prorrogação de prazo para a manifestação de entidades interessadas em preencher os assentos vagos.

A coordenadora de atividades de educação ambiental do Comitê, Rose Maria Adami, apresentou os cursos de capacitação previstos para este ano que ocorrerão entre os meses de outubro e novembro. As capacitações são direcionadas para pessoas interessadas em educação ambiental voltada para recursos hídricos e também para representantes e integrantes de entidades membros do Comitê.

“Aconselhamos que todos os representantes de entidades membros do Comitê participem dessas oficinas, visto que é uma oportunidade para adquirir os conhecimentos necessários para exercer o seu papel no Comitê e participar do gerenciamento dos recursos hídricos da bacia”, frisou a consultora.

Durante a assembleia, a diretoria do Comitê apresentou a segunda edição do Caderno do Educador Ambiental da Bacia do rio Urussanga, além de expor o relatório das atividades desenvolvidas pelo órgão colegiado e o apoio do Programa SC Rural. O presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, solicitou o empenho e a participação dos representantes de entidades membros nas capacitações e nas assembléias a fim de que o Comitê possa cumprir o seu papel como órgão consultivo e deliberativo no gerenciamento dos recursos hídricos da bacia.



7 de out. de 2014

Comitê realiza assembleia geral extraordinária

Representantes das entidades membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, bem como a população em geral, estão convidados a se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária nesta quarta-feira, dia 8, às 13h30min, em primeira convocação e às 14 horas em segunda convocação, na sala de reuniões do Centro Cultural (última sala à direita), no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, situado a Rua Minerasil, 378, Centro, Urussanga/SC, a fim de deliberarem sobre discussão e votação da ata da última reunião, apresentação de representantes no quadro de entidades membros do Comitê Rio Urussanga, programação das capacitações de membros, apresentação do cronograma de atividades previstas no projeto “Fortalecimento e operacionalização do Comitê da Bacia do rio Urussanga”, relatório de ações de gestão de recursos hídricos desenvolvidas pelo Comitê e pelo Programa SC Rural e participação de representantes do Comitê Rio Urussanga em eventos nacionais.


3 de out. de 2014

Curso “Educação ambiental e a cidadania das águas na bacia do Rio Urussanga”

Interessados pela gestão de recursos hídricos da bacia do Rio Urussanga, bem como engenheiros, biólogos, geógrafos, geólogos, gestores públicos e professores, podem participar do curso “Educação ambiental e a cidadania das águas na bacia do Rio Urussanga”, que será promovido pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga nos dias 16, 17 e 18 de outubro, em Urussanga.

Inscrições gratuitas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/1mo6usXinOe5t9ifnurglFj9BlHBDHivUlLyF-8qvWBI/viewform