2 de set. de 2014

Professores de Içara acompanham palestra sobre o Rio Urussanga

A gestão sustentável na bacia do Rio Urussanga foi o tema da palestra proferida por representantes do Comitê do Rio Urussanga no dia 1º de setembro. A consultora do Programa SC Rural, que atua junto ao Comitê, Cenilda Maria Mazzucco, e o professor e geógrafo Rosemar De Nez, que atua na secretaria do órgão colegiado, ministraram para trinta professores da Escola de Educação Básica Antonio Guglielmi Sobrinho, de Içara, a convite da direção da instituição de ensino. 

Cenilda destacou que um dos principais objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei 9433/97, é assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, bem como a utilização racional e integrada dos recursos hídricos, com vistas ao desenvolvimento sustentável. A consultora do Programa SC Rural também ressaltou a importância da participação de todos na gestão dos recursos hídricos e, de forma especial dos professores das diversas disciplinas em orientar os estudantes na prática de ações de proteção, preservação e uso racional do recursos hídricos. Na oportunidade, o vídeo "Rio Urussanga: Das nascentes à foz, nossas atitudes e consequências", que mostra as práticas insustentáveis no passado, foi apresentado aos professores.

O geógrafo Rosemar De Nez, monitor de saídas a campo na bacia do rio Urussanga, expôs exemplos de ações sustentáveis que estão sendo desenvolvidas na bacia como, por exemplo, coleta, tratamento e disposição de resíduos sólidos, implantação gradativa de tratamento de esgotos, além de atividades de educação ambiental voltadas para recursos hídricos coordenadas pelo Comitê como capacitação de educadores através do projeto "Minha Escola, Meu Rio", realização de fórum de discussão sobre o desenvolvimento territorial sustentável, exposições, desenvolvimento de material educativo e informativo e outras ações. 

Para a diretora da Escola Básica Antonio Guglielmi Sobrinho, Nerilda Vandir Felisberto, o projeto da  instituição de ensino para este semestre tem como foco a sustentabilidade. "Nesta reunião pudemos discutir com os professores, de diversas disciplinas, sugestões de atividades relacionadas ao tema", frisou. "Esta é uma excelente iniciativa. Em outubro, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga estará promovendo um curso de capacitação direcionada para educadores", acrescentou Cenilda.







Nenhum comentário:

Postar um comentário