2 de set. de 2014

Acadêmicos da Unibave exploram Rio Urussanga

Com o intuito de reconhecer os principais impactos ambientais influentes na bacia do Rio Urussanga, acadêmicos da 10ª fase do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Unibave, de Orleans, participaram de uma saída a campo realizada em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. Guiados pelo geógrafo e representante do Comitê, Rosemar De Nez, e acompanhados pelo professor do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unibave, Tiago Alexandre M. Silvestrini, os acadêmicos da disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais percorreram diversos pontos da bacia, desde a formação do rio às áreas degradadas, e exploraram a análise ambiental e social de empreendimentos e atividades.

Segundo Silvestrini, a saída a campo proporcionou aos alunos uma abordagem aplicada dos conhecimentos vistos em sala de aula e de que forma, positiva ou negativa, atividades como mineração, ocupação urbana, ocupação industrial, agricultura, pecuária, silvicultura, entre outras, podem resultar em reflexos na bacia hidrográfica. “Deste modo foi possível discutir as relações entre mitigação dos impactos, legislação, significância e importância da realização das atividades sempre em atendimento a legislação vigente, contribuindo para a gestão e preservação no contexto da bacia hidrográfica. A saída tem grande importância para a formação curricular destes futuros engenheiros sanitaristas ambientais que, muito em breve, estarão ocupando cargos de gestão e responsabilidade técnica na execução, operação e implantação de diversas atividades modificadoras do ambiente”, explica Silvestrini.

Para a acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unibave, Beatriz Bonetti, a iniciativa trouxe novos conhecimentos na área. “Este tipo de ação como a saída a campo nos faz pensar e refletir sobre questões ligadas a importância da qualidade do meio ambiente em relação ao meio em que vivendo, prezando desta forma a saúde e qualidade de cidade de cada cidadão”, ressalta. 

Imagens: Rosemar De Nez/Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga







Nenhum comentário:

Postar um comentário