6 de ago. de 2012

Grupo desenvolve atividades voltadas para a educação ambiental


Conscientizar as crianças e os adolescentes sobre a importância de preservar as águas e conhecer a situação da Bacia do Rio Urussanga. Este é o objetivo das ações e atividades desenvolvidas pela Comissão de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. A comissão é composta por professores que atuam em instituições localizadas nos municípios que pertencem à Bacia. Uma equipe se reuniu na tarde desta segunda-feira, dia 6, com o intuito de dar continuidade aos trabalhos que serão aplicados nos próximos meses. A Comissão de Educação Ambiental está finalizando um folheto informativo que será utilizado para apoiar as saídas a campo promovidas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga. Há dois anos, o Comitê organiza estas atividades envolvendo os professores e alunos dos 4º e 5º anos de escolas da região. No segundo semestre deste ano, cerca de 250 estudantes participarão das saídas de campo que percorrem desde a nascente do Rio Urussanga, até a foz do rio no município de Içara. 

De acordo com a integrante da comissão e professora do curso Técnico de Meio Ambiente da Satc, Regina Freitas Fernandes, as ações do Comitê proporcionam a constatação da realidade regional para os estudantes. “Essas saídas são importantes porque conscientizam os alunos sobre a situação da Bacia do Rio Urussanga e, acima de tudo, trazem as informações da nossa região. Os livros não abordam estes fatos e é através de oportunidades como essas que o estudante conhece a região onde mora”, comenta. Para a professora, o Comitê auxilia na educação das crianças e adolescentes. “Os trabalhos que o Comitê está realizando são de extrema importância para a formação de uma criança”, ressalta Regina.

O coordenador da Comissão de Educação Ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga e professor de geografia, Alan Dutra, afirma que as atividades são multiplicadoras. “Este trabalho da saída de campo, vai além do campo. Os professores e os alunos são multiplicadores da educação ambiental e podem se sensibilizar com a situação”, destaca Dutra. O professor também afirma que os educadores são carentes de conteúdo sobre a região. “Todos os educadores ficam surpresos com os dados e a situação do Rio Urussanga. Estes fatos são assuntos novos e o Comitê proporciona isso, traz o que é nosso, da nossa região”, comenta. Conforme o coordenador Dutra, as atividades motivam os estudantes. “Eles vivenciam aquilo e isso desperta o interesse para o conhecimento. A atividade faz o aluno entrar em contato com a região”, salienta. A primeira saída de campo promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga acontecerá no final do mês de agosto e será direcionada para os alunos da cidade de Urussanga. As outras atividades ocorrerão nos meses de setembro e outubro com os demais municípios integrantes da Bacia.

Texto: Eliana Maccari - Assessora de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário