“Com imensa gratidão chegamos ao final de mais um ano. Este, em especial, marcou o Comitê da Bacia do Rio Urussanga por reconhecimentos e avanços. Resultado da atuação através da colaboração de profissionais e participação de entidades membros.
Em 2018, vibramos com o lançamento e início da execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga por meio do empenho do Governo de Santa Catarina e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), do apoio financeiro da Fundação de Amparo a Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc) e do desempenho técnico da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Além desta importante conquista, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga foi reconhecido nacional e internacionalmente. A seleção para participação no 8º Fórum Mundial da Água, realizado em Brasília no mês de março, nos posicionou aos olhos do mundo na Vila Cidadã para mais de 60 mil pessoas com nosso trabalho de estratégia envolvendo articulação, mobilização e comunicação.
Em nível nacional também apresentamos nosso case de sucesso no XX Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, em Florianópolis, no mês de agosto, com espaços em mesa de diálogo e exposição de trabalhos. Já no exterior, o programa de educação ambiental “Aprender e Ensinar nas Águas dos Rios”, desenvolvido nas escolas dos municípios de Cocal do Sul e Criciúma, foi apresentado no X Congresso Ibérico de Gestão e Planejamento de Água, na Universidade de Coimbra, em Portugal, no mês de setembro.
A implantação da entidade executiva AGUAR em apoio técnico e operacional aos Comitês de Bacias dos Rios Araranguá e Urussanga foi outro aspecto relevante. Para 2019 surgirão novos desafios como a discussão e aprovação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga, instrumento que irá orientar nossas ações em busca do uso sustentável da água. Além disso, diretoria do Comitê e equipe técnica irão atuar no desenvolvimento das atividades propostas no projeto de fortalecimento.
Mas para que estes avanços possam acontecer no próximo ano é necessário contar com a participação e o apoio de todos os membros e as entidades que fazem parte do Comitê da Bacia do Rio Urussanga.
Juntos somos mais fortes na luta pelas nossas águas."
Carla Possamai Della - Presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga
Nenhum comentário:
Postar um comentário