O Comitê da Bacia do Rio Urussanga, por meio da coordenação de educação ambiental, está desenvolvendo o projeto “Aprender e Ensinar nas Águas do Rio Linha Anta”, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma. Desde março deste ano, uma palestra e quatro encontros foram realizados envolvendo professores com o intuito de utilizar o tema água no contexto educacional. "O enfoque está na ética e formação do cidadão consciente do lugar que ocupa no mundo e suas responsabilidades ambientais", salienta a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami.
Um encontro no dia 3 de outubro buscou instrumentalizar os professores sobre o assunto e discutir ações educativas. A partir de agora, o grupo irá desenvolver um projeto de pesquisa e de extensão envolvendo três professores dos cursos técnicos integrados de Química, Edificações e Mecatrônica, que abrangem a Robótica, Eletrotécnica e Mecânica, junto com cinco estudantes. O objetivo é avaliar a influência do uso e da ocupação das terras na qualidade das águas superficiais da bacia do rio Linha Anta.
As ações educativas desenvolvidas no projeto irão proporcionar a troca de experiência entre os alunos, professores, parceiros e comunidade, despertando nos estudantes o interesse pela pesquisa, tendo a água como eixo norteador e melhoria no ensino e aprendizagem. Além de proporcionar o conhecimento sobre os recursos hídricos no espaço vivido dos alunos e professores, para propor algumas revitalizações nas nascentes e entorno do rio da área de abrangência do IFSC e também para uso de atividades didáticas de ensino, pesquisa e extensão.
"A proposta feita pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga aos professores do IFSC é uma parceria para juntos desenvolverem a educação ambiental voltada para a participação social e a cidadania na proteção das águas na bacia do rio Urussanga", explica Rose.
Nenhum comentário:
Postar um comentário