A coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e professora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), Rose Maria Adami, e a aluna Graziela Elias, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, apresentaram um trabalho científico em forma de pôster no 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, em Porto Alegre, na última semana.
O trabalho expôs práticas exitosas da gestão ambiental em empresas da bacia do rio Urussanga cadastradas no SIRHESC. A pesquisa analisou os sites de 60 empresas nas categorias indústria e mineração com o intuito de verificar o desenvolvimento de ações bem sucedidas com normas internacionais de padronização e premiações. Das 60 empresas averiguadas, nos diferentes setores econômicos, o estudo detectou que apenas nove empresas apresentam práticas exitosas em alguma etapa do sistema de gestão ambiental. Desta forma, estas empresas, mesmo em menor número, contribuem para a melhoria da qualidade de água na bacia do rio Urussanga.
Durante o 10º Simpósio Internacional de Qualidade Ambiental, em Porto Alegre, foram apresentados e discutidos temas relacionados ao licenciamento ambiental, planejamento, sustentabilidade, economia circular, gestão ambiental e a responsabilidade de profissionais e empresas para redução dos riscos ambientais. "Foram três dias de intenso conhecimento e troca de experiências entre os participantes, adquiridos por meio de palestras, painéis e apresentação de trabalhos científicos, com palestrantes e painelistas de reconhecimento nacional e internacional em diferentes áreas", frisa Rose Adami.
Nenhum comentário:
Postar um comentário