25 de jun. de 2016

Promotores de SC acompanham palestra sobre recursos hídricos

A participação da sociedade na gestão democrática da água foi o foco da palestra ministrada pelo presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, a promotores catarinenses durante o curso de "Formação e Aperfeiçoamento na Carreira do Ministério Público", realizado no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Florianópolis, no dia 24 de junho.

Com o tema “Recursos hídricos e a atuação dos comitês de bacia hidrográfica - Implantação das Políticas Públicas”, Virtuoso contextualizou a situação atual da gestão hídrica no país e em Santa Catarina. A participação dos diversos segmentos foi destacada como importante estratégia assegurada pela Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), garantindo a importância do processo participativo à concretização da governança da água, por meio da atuação dos comitês.

Conforme Virtuoso, que é coordenador do Fórum Catarinense de Comitês, a efetivação da gestão dos recursos hídricos continua sendo um grande desafio em Santa Catarina e no Brasil, pelo fato de os instrumentos para a sua concretização, como os planos de bacia, ainda estarem por serem implantados na maioria das regiões hidrográficas. “Sem gestão efetiva, corre-se o risco de ficar sem água, como o caso recente de São Paulo”, frisou.



21 de jun. de 2016

Prorrogadas as inscrições para evento sobre Bacias Hidrográficas

As inscrições para o 2º Diálogo entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense foram estendidas até o dia 10 de julho. Este prazo é direcionado aos interessados em apresentar práticas bem sucedidas desenvolvidas por instituições, além de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos.
A segunda edição do evento, promovida pelos Comitês das bacias dos rios Araranguá e Urussanga, acontecerá no dia 27 de julho, no auditório da ACIC, em Criciúma, e irá abordar o tema “Áreas Produtoras de Água – Pactos de Gestão”. O encontro visa despertar a responsabilidade, buscar acordos e planejar os usos múltiplos e racional dos recursos hídricos. 
O evento é aberto a profissionais e estudantes das diversas áreas e a todos os interessados pela gestão de recursos hídricos. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento no site: www.dialogoentrebaciasblog.wordpress.com
Interessados em apresentar trabalhos devem efetuar a inscrição até o dia 10 de julho e depois encaminhar seus resumos para o e-mail: dialogoentrebacias@gmail.com
A ação dos Comitês busca despertar a responsabilidade na sociedade civil, nos setores usuários de água e no poder público para a manutenção das áreas produtoras de água necessárias nas atividades socioeconômicas e ambientais das bacias.
"A participação dos setores inseridos nas bacias hidrográficas vai auxiliar na identificação e procura de soluções para os problemas ambientais que degradam os recursos hídricos", explica a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami. 
"Neste evento, vamos definir encaminhamentos para a construção de pactos de gestão de recursos hídricos", acrescenta a consultora do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, Michele Pereira da Silva.

ESPECIALISTAS IRÃO PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES
Na palestra de abertura, o tema “Áreas Produtoras de Água – Pactos de Gestão” será debatido pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da ITAIPU Binacional e coordenador do Programa Cultivando Água Boa, Nelton Friedrich, especialista em desenvolvimento sustentável. Além da exposição de práticas exitosas, duas mesas de diálogos irão discutir ações prioritárias relativas às metas definidas no Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio Araranguá, bem como os problemas ambientais dos recursos hídricos com maior repercussão nos municípios inseridos na bacia do rio Urussanga. 

13 de jun. de 2016

Inscrições abertas para 2º Diálogo entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense

Despertar a responsabilidade, buscar acordos e planejar os usos múltiplos e racional dos recursos hídricos serão os objetivos do "2º Diálogo entre Bacias Hidrográficas do Extremo Sul Catarinense". A segunda edição do evento promovido pelos Comitês das bacias dos rios Araranguá e Urussanga acontecerá no dia 27 de julho, no auditório da ACIC, em Criciúma, e irá abordar o tema “Áreas Produtoras de Água – Pactos de Gestão”.
A ação dos Comitês visa despertar a responsabilidade na sociedade civil, nos setores usuários de água e no poder público para a manutenção das áreas produtoras de água necessárias nas atividades socioeconômicas e ambientais das bacias. O evento é aberto a profissionais e estudantes das diversas áreas e a todos os interessados pela gestão de recursos hídricos.
Dentro da programação, uma exposição irá apresentar práticas bem sucedidas desenvolvidas por instituições, além de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos. O prazo de inscrições para apresentação destes projetos encerra no dia 30 de junho. As inscrições para participar do evento são gratuitas e estão abertas no site: www.dialogoentrebaciasblog.wordpress.com
Após efetuar a inscrição, interessados em apresentar trabalhos podem encaminhar seus resumos para o e-mail:dialogoentrebacias@gmail.com
"A participação dos setores inseridos nas bacias hidrográficas vai auxiliar na identificação e procura de soluções para os problemas ambientais que degradam os recursos hídricos", explica a coordenadora de educação ambiental do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Rose Adami. "Neste evento, vamos definir encaminhamentos para a construção de pactos de gestão de recursos hídricos", acrescenta a consultora do Comitê da Bacia do Rio Araranguá, Michele Pereira da Silva.

ESPECIALISTAS IRÃO PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES
Na palestra de abertura, o tema “Áreas Produtoras de Água – Pactos de Gestão” será debatido pelo diretor de Coordenação e Meio Ambiente da ITAIPU Binacional e coordenador do Programa Cultivando Água Boa, Nelton Friedrich, especialista em desenvolvimento sustentável. Além da exposição de práticas exitosas, duas mesas de diálogos irão discutir ações prioritárias relativas às metas definidas no Plano de Recursos Hídricos da bacia do rio Araranguá, bem como os problemas ambientais dos recursos hídricos com maior repercussão nos municípios inseridos na bacia do rio Urussanga. 

Bacia do rio Araranguá

Bacia do rio Urussanga


Representante do Comitê Urussanga ministra minicurso em simpósio estadual de geografia

A coordenadora de educação ambiental do Comitê da bacia do rio Urussanga e professora do Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), Rose Maria Adami, ministrou um minicurso no dia 9 de junho durante o XVI Simpósio de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (SIMGEO UDESC), em Florianópolis. 
A palestra de Rose abordou a contribuição do geógrafo na elaboração e implementação dos instrumentos de gestão de recursos hídricos. Na oportunidade, a professora incentivou os os geógrafos a participarem dos trabalhos desenvolvidos nos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH). "Os Comitês são os 'Parlamentos das Águas', ou seja, órgãos responsáveis por reunir a sociedade civil, o poder público e os usuários de água para discutir, administrar e negociar o uso dos recursos hídricos em uma bacia hidrográfica. Os geógrafos são importantes nesta 'mesa de negociações' porque lhes competem o exercício de várias atividades, entre elas os reconhecimentos, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico, biogeográfico, antropogeográfico e geoeconômico, a interpretação das condições hidrológicas das bacias fluviais, o estudo e planejamento das bases físicas e geoeconômicas dos núcleos urbanos e rurais, além dos levantamentos e mapeamentos destinados à solução dos problemas locais, regionais e nacionais", frisou Rose.
Conforme a palestrante, cabe aos profissionais auxiliarem os Comitês de Bacias Hidrográficas na elaboração e implementação dos planos de recursos hídricos, no reenquadramentos dos corpos d´água por uso de classes preponderantes, na outorga de direito de uso de recursos hídricos, na cobrança pelo uso de recursos e no sistema de informação geográfica sobre recursos hídricos, que são os instrumentos de gestão instituídos pela Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997), bem como atuar no processo de conscientização sobre a importância da manutenção, preservação da água numa bacia hidrográfica e, na prevenção de desastres ou mitigação de riscos hidrometeorológico, por meio da educação ambiental voltada aos recursos hídricos.
"A gestão de recursos hídricos nas bacias hidrográficas é um processo integrador que necessita de múltiplos profissionais na sua construção, principalmente aqueles que possuem a capacidade de relacionar os meios, físico e biológico e os aspectos sociais e econômicos, na formação desses territórios", finalizou.


10 de jun. de 2016

Confira os vencedores da 3ª edição do concurso fotográfico

A água como matéria-prima no processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental era o tema dos concursos fotográficos, que contaram com o apoio do Governo de Santa Catarina, Programa SC Rural, Prefeitura de Urussanga, Urugraf, Samae de Urussanga e JMP Informática. Todos os participantes receberão, por e-mail, certificado de participação. 

1º lugar - Dione Formentin Pedroso (fotógrafo profissional de Cocal do Sul)
2º lugar - Manoela Redivo (Urussanga)
3º lugar - Hueslei Marcon (Urussanga)


Conheça os vencedores do 1º concurso fotográfico da rede de ensino de Urussanga

A água como matéria-prima no processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental era o tema dos concursos fotográficos, que contaram com o apoio do Governo de Santa Catarina, Programa SC Rural, Prefeitura de Urussanga, Urugraf, Samae de Urussanga e JMP Informática. Todos os participantes receberão, por e-mail, certificado de participação. 

1º lugar - Giovana Cambruzzi Ghizoni, da escola Antonieta Quintanilha de Andrade
2º lugar - Heloisa Tibes da Silva Manarin, do colégio Monsenhor
3º lugar - Rafaela Farias, da escola Caetano Bez Batti



9 de jun. de 2016

Comitê Urussanga entrega premiação aos vencedores de concursos fotográficos

Para marcar a Semana do Meio Ambiente, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga apresentou os vencedores dos concursos fotográficos promovidos neste ano e entregou as premiações na manhã desta quinta-feira, dia 9, na Prefeitura Municipal de Urussanga. O ato contou com a presença do vice-prefeito de Urussanga, Luiz Henrique Martins, da presidente da Câmara de Vereadores de Urussanga, Vanir Mazzucco Caciatori, do diretor do Samae de Urussanga, Vanio Comin, da secretária municipal de Educação, Juliana Gastaldon, do presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, representantes de entidades, diretores e professores de escolas estaduais, municipais e particular.

Na 1ª edição do concurso voltada para alunos das escolas estaduais e municipais de Urussanga, a fotografia que conquistou os jurados intitulada “Pôr do sol” foi feita pela aluna Giovana Cambruzzi Ghizoni, da escola Antonieta Quintanilha de Andrade, que recebeu como prêmio maior um tablet. A imagem que conseguiu o segundo lugar apresenta um antigo moinho de farinha de milho movido a água, registro feito pela estudante Heloisa Tibes da Silva Manarin, do colégio Monsenhor, que ganhou entrada com acompanhante no Acquapark Urussanga. A terceira colocação foi conquistada pela fotografia feita pela aluna Rafaela Farias, da escola Caetano Bez Batti, que recebeu um pen drive de 8GB. 

A promoção do concurso fotográfico deste ano também contemplou a 3ª edição direcionada a todos os interessados na bacia do rio Urussanga. O fotógrafo profissional de Cocal do Sul, Dione Formentin Pedroso conquistou os jurados com a imagem de uma cachoeira e recebeu como premiação um tablet. A fotografia que conseguiu o segundo lugar apresenta açudes para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, registro feito por Manoela Redivo, de Urussanga, que ganhou como prêmio o valor de 100 reais. A terceira colocação foi conquistada pela fotografia intitulada “Seja 10, o mundo está cheio de notas 7”, imagem feita por Hueslei Marcon, de Urussanga, que recebeu entrada com acompanhante no Acquapark Urussanga. Todos os vencedores receberam certificado de participação e kit educativo. 

A água como matéria-prima no processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental era o tema dos concursos fotográficos, que contaram com o apoio do Governo de Santa Catarina, Programa SC Rural, Prefeitura de Urussanga, Urugraf, Samae de Urussanga e JMP Informática. Todos os participantes receberão, por e-mail, certificado de participação. 






7 de jun. de 2016

Vencedores de concursos fotográficos serão divulgados nesta semana

O Comitê da Bacia do Rio Urussanga irá apresentar os vencedores dos concursos fotográficos promovidos neste ano. A entrega dos prêmios acontecerá na quinta-feira, dia 9, a partir das 10 horas, na Prefeitura Municipal de Urussanga, para marcar a Semana do Meio Ambiente. Seis pessoas serão premiadas, sendo três da 1ª edição voltada para alunos das escolas estaduais e municipais de Urussanga, bem como três vencedores da 3ª edição do concurso fotográfico direcionado a interessados. 

Os contemplados poderão receber tablets, kit educativo, pen drive e valor em dinheiro conforme as colocações, além de certificado de participação. A água como matéria-prima no processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental era o tema dos concursos fotográficos, que contaram com o apoio do Governo de Santa Catarina, Programa SC Rural, Prefeitura de Urussanga, Urugraf, Samae de Urussanga e JMP Informática.