Uma capacitação direcionada a cadastradores de usuários de água foi promovida pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga na terça-feira, dia 23, na sede do SAMAE, em Jaguaruna. O curso foi ministrado pelo coordenador do Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Robson Luiz Cunha, com o apoio de técnicos do Comitê da Bacia do Rio Urussanga.
O treinamento contou com a participação de 14 técnicos indicados por instituições de Jaguaruna e Sangão. Eles irão atuar e auxiliar a população em pontos de apoio implantados nos municípios. Em Jaguaruna, os cidadãos podem procurar os profissionais no Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, SAMAE, EPAGRI, ACIRJ, Instituto de Meio Ambiente de Jaguaruna (IMAJ) e Águas de Jaguaruna. Já em Sangão, os moradores irão encontrar os técnicos no Sindicato de Agricultura Familiar de Sangão e região (SINTRAF) e na Secretaria de Agricultura.
“Os representantes das entidades presentes compreenderam a importância do cadastro para a gestão dos recursos hídricos de Jaguaruna e manifestaram interesse em colaborar com a disponibilização de pontos de atendimento e técnicos para apoiar o cadastramento”, afirma a coordenadora do cadastro de usuários de água da bacia do Rio Urussanga, Hellen Becker Feltrin. Representantes dos Comitês de Bacias dos Rios Urussanga e Tubarão acompanharam o treinamento.
Conforme a consultora técnica do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Cenilda Maria Mazzucco, uma das prioridades do Comitê Rio Urussanga no ano de 2016 é promover o Cadastro de Usuários de Água nos dez municípios da bacia. "A campanha para o cadastro em Jaguaruna iniciou a partir da mobilização de lideranças com a colaboração do presidente do Sindicato Rural de Jaguaruna, Rui Geraldino Fernandes, representante da entidade no Comitê. Duas reuniões, realizadas em dezembro de 2015 e janeiro de 2016 articularam parcerias para o cadastro. A meta é executar este trabalho nos demais municípios", ressalta.
SAIBA O QUE É E COMO REALIZAR O CADASTRO
O Cadastro de Usuários de Recursos Hídricos foi instituído pela Portaria SDS nº. 25 de 2006. É uma declaração que informa os dados dos múltiplos usos das águas, identifica quem, como, onde, quanto e para que usa as águas dos rios, córregos, lagos, poços artesianos e freáticos. O Cadastro tem a finalidade de gerar informações sobre os usos das águas superficiais e subterrâneas. Esses dados servem para auxiliar no planejamento e na tomada de decisões dos Comitês de Bacias Hidrográficas para garantir água para todos os usos atuais e futuros. Devem se cadastrar todos os prestadores de serviços de saneamento urbano, indústrias, mineradoras, agricultura irrigada, pecuária de corte, geração de energia, aquicultura, e demais usuários que captam água superficial e subterrânea ou lançam efluentes em corpos d’água. As pessoas que consomem água das empresas de abastecimento público não precisam se cadastrar.
O cadastro é um sistema de cadastramento online e gratuito e pode ser efetuado diretamente no site www.aguas.sc.gov.br/cadastro. Mais informações cadastroagua@sds.sc.gov.br ou (48) 3665-4209 ou comitedoriourussanga@gmail.com ou (48) 3465-1709.