5 de fev. de 2014

Reunião marca início das atividades do Comitê do Rio Urussanga em 2014

Membros da Diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga se reuniram na sede do órgão na tarde desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro. O encontro marcou o início dos trabalhos do Comitê do Rio Urussanga em 2014. De acordo com o presidente do Comitê, José Carlos Virtuoso, o objetivo da reunião foi dar encaminhamentos referentes às atividades que constam no planejamento para este ano.

No encontro, os membros definiram o cronograma de ações, calendário de reuniões, definição de eventos, encaminhamentos referentes à comissão de acompanhamento do plano da bacia, regularização do quadro de entidades membros, plano de comunicação e articulação interna e externa, entre outros assuntos. Segundo a consultora do Programa SC Rural, que atua no Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Mazzucco, a meta de trabalho deste ano é realizar uma campanha de cadastro de usuários de água. “Este cadastro será essencial para o Plano de Bacia. Logo receberemos recursos para a contratação de um técnico, a fim de apoiar e gerenciar esta ação e para capacitação de profissionais que atuarão  nos municípios”, explica.

PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Na área de educação ambiental, o Comitê do Rio Urussanga promoverá cursos e oficinas de capacitação, seminário, semestre da água, visitas técnicas a municípios, exposições e concurso fotográfico. Além disso, dará continuidade ao projeto de saída a campo com instituições de ensino fundamental e médio da bacia, que atenderá 330 estudantes e 20 professores neste ano.

“O Semestre da Água na Bacia do Rio Urussanga é um projeto piloto que será implantado em um município, com  o intuito de capacitar os professores para uma visão integrada da bacia, mediante atividades educativas com os alunos. Os trabalhos realizados durante o semestre sobre o uso da água serão apresentados no 1º Seminário de Educação Ambiental dos Usos da Água na Bacia, na Semana do Meio Ambiente", a coordenadora de Educação Ambiental, Rose Maria Adami.




Nenhum comentário:

Postar um comentário