26 de fev. de 2014

Prêmio nacional reconhece projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação de Urussanga em parceria com o Comitê do Rio Urussanga

A Secretaria de Educação de Urussanga foi anunciada entre as cem melhores Secretarias de Educação na prática de gestões educacionais do país. Na terça-feira, dia 25, a Secretaria de Educação de Urussanga reuniu diretores e gestores municipais na área educacional para repassar informações sobre a premiação. O ato foi realizado no paço municipal e também contou com a presença de representantes da Unesc, do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e autoridades municipais.

O prêmio, criado pelo Instituto Premium, colocou Urussanga entre as três melhores no Estado e se baseou nos dados fornecidos pelo Ministério da Educação. Gestão democrática, gestão em educação, participação da sociedade na gestão educacional do município e o projeto “Urussanga Vira Criança”, desenvolvido em parceria com o Comitê do Rio Urussanga em 2013, foram os critérios analisados pelo instituto. “O projeto Urussanga Vira Criança contou com a participação do Comitê da Bacia do Rio Urussanga e também foi de suma importância para a nossa educação. Para este ano, devemos ampliá-lo. Foi um ano de muito trabalho, foi suado, mas foi gratificante”, assinalou a secretária de Educação de Urussanga, Brigida Mariot.

Segundo a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzucco, o objetivo do Comitê é ser parceiro em ações sustentáveis na bacia. “Fomos parceiros neste projeto e nos sentimos honrados por termos capacitados os professores que atuaram nesta ação. Os professores contribuíram aplicando os ensinamentos às crianças que de fato participaram da construção das políticas públicas municipais", frisou. 

Para a coordenadora de Educação Ambiental do Comitê do Rio Urussanga, Rose Maria Adami, que capacitou os professores para o projeto “Urussanga Vira Criança”, o prêmio comprova a aplicação de uma educação com responsabilidade. "Tornar este prêmio possível foi mérito desta Administração Municipal e também do empenho e dedicação dos professores e alunos do Centro Educacional e Profissional Lydio de Brida. O prêmio mostra que educar com responsabilidade e de forma prazerosa, envolvendo os docentes e discentes na responsabilidade de se construir um município melhor, é possível", ressaltou.

O prêmio Palma de Ouro será entregue durante o 12º Congresso Brasileiro de Secretários de Educação, entre os dias 9 e 12 de março, na Costa do Sauípe, na Bahia.

Coordenadora de Educação Ambiental, Rose Maria Adami, secretária de Educação de Urussanga, Brigida Mariot, consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzucco, e o assessor administrativo do Comitê, José Elson Bittencourt

24 de fev. de 2014

Comitê do Rio Urussanga se reúne com presidente da ACIC

O Comitê do Rio Urussanga iniciou a mobilização para articular o cadastramento de usuários de água da bacia, meta do órgão colegiado para este ano. Nesta segunda-feira, dia 24, o presidente do Comitê, José Carlos Virtuoso, e a consultora do Programa SC Rural, Cenilda Mazzucco, reuniram-se na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) com o presidente da entidade, César Smielevski, e com o vice-presidente Donato Zanatta.

Com o intuito de buscar uma aproximação com a entidade, o presidente do Comitê explicou a importância do órgão colegiado e os cuidados com a questão dos recursos hídricos. “Recentemente a FIESC promoveu um encontro e abordou sobre o cadastro dos usuários de água. Por isso nota-se a relevância deste assunto que gostaríamos de tratar com os associados da ACIC, visto que as questões sociais e econômicas estão interligadas”, ressaltou.

Conforme o presidente da ACIC, César Smielevski, a entidade empresarial também possui uma preocupação social. “Tratamos de diversos problemas e nos preocupamos com a sociedade como um todo. Buscamos trazer novas empresas, aumentar a economia, mas também evitar conflitos futuros. Portanto acredito que devemos trabalhar juntos e difundir a questão da água de forma clara e objetiva”, frisou.

Atualmente, o Comitê do Rio Urussanga possui mais de 900 usuários de água cadastrados. Segundo Virtuoso, o cadastro será direcionado para pessoas que usam água retirada diretamente da natureza. “Esta ação de cadastramento subsidiará dados que irão auxiliar em um planejamento. Sem dados não conseguiremos ter ação efetiva e são as políticas públicas que darão suporte para as cidades. Nosso papel é de mediação, pois gestão significa construir soluções”, salientou. O Comitê do Rio Urussanga irá expor o trabalho do órgão colegiado para os associados da ACIC no mês de abril e discutirá o cadastro de usuários de água.



14 de fev. de 2014

Presidente do Comitê prestigia posse de novo secretário da SDR de Criciúma

Na segunda-feira, dia 10 de fevereiro, na Sociedade Recreativa Mampituba, uma cerimônia marcou a posse do novo Secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, João Fabris. O presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, prestigiou o ato. “Temos a convicção de que a SDR, com João Fabris, continuará sendo parceira do Comitê no cumprimento do seu papel de órgão gestor público. O Comitê deseja que o novo secretário obtenha sucesso no seu trabalho”, afirma Virtuoso. 

5 de fev. de 2014

Reunião marca início das atividades do Comitê do Rio Urussanga em 2014

Membros da Diretoria do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga se reuniram na sede do órgão na tarde desta quarta-feira, dia 5 de fevereiro. O encontro marcou o início dos trabalhos do Comitê do Rio Urussanga em 2014. De acordo com o presidente do Comitê, José Carlos Virtuoso, o objetivo da reunião foi dar encaminhamentos referentes às atividades que constam no planejamento para este ano.

No encontro, os membros definiram o cronograma de ações, calendário de reuniões, definição de eventos, encaminhamentos referentes à comissão de acompanhamento do plano da bacia, regularização do quadro de entidades membros, plano de comunicação e articulação interna e externa, entre outros assuntos. Segundo a consultora do Programa SC Rural, que atua no Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Mazzucco, a meta de trabalho deste ano é realizar uma campanha de cadastro de usuários de água. “Este cadastro será essencial para o Plano de Bacia. Logo receberemos recursos para a contratação de um técnico, a fim de apoiar e gerenciar esta ação e para capacitação de profissionais que atuarão  nos municípios”, explica.

PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Na área de educação ambiental, o Comitê do Rio Urussanga promoverá cursos e oficinas de capacitação, seminário, semestre da água, visitas técnicas a municípios, exposições e concurso fotográfico. Além disso, dará continuidade ao projeto de saída a campo com instituições de ensino fundamental e médio da bacia, que atenderá 330 estudantes e 20 professores neste ano.

“O Semestre da Água na Bacia do Rio Urussanga é um projeto piloto que será implantado em um município, com  o intuito de capacitar os professores para uma visão integrada da bacia, mediante atividades educativas com os alunos. Os trabalhos realizados durante o semestre sobre o uso da água serão apresentados no 1º Seminário de Educação Ambiental dos Usos da Água na Bacia, na Semana do Meio Ambiente", a coordenadora de Educação Ambiental, Rose Maria Adami.