4 de nov. de 2013

Projeto apresenta Rio Urussanga e conscientiza alunos de Criciúma e Içara

Sensibilizar os jovens e despertar a conscientização sobre os recursos hídricos foram os objetivos das saídas a campo promovidas pelo Comitê do Rio Urussanga através do projeto “Minha escola, meu rio”. A atividade, realizada anualmente, contempla instituições educacionais de dez municípios da região Sul de Santa Catarina e atendeu mais de 300 estudantes no segundo semestre deste ano. Nesta segunda-feira, dia 4 de novembro, o Comitê do Rio Urussanga promoveu a última saída a campo deste ano com mais de setenta alunos dos 5º anos de escolas de Criciúma e Içara.

Áreas preservadas e degradadas inseridas na bacia do Rio Urussanga foram apresentadas pelos orientadores do Comitê, Rosemar De Nez, geógrafo, e Marília Biz, bióloga, aos estudantes das escolas Hercílio Serafin, Ignácio João Monteiro e José Fernandes Silveira, de Içara, e Marcílio Dias de Santiago, de Criciúma. O grupo conheceu pontos do Rio Urussanga percorrendo um trajeto em quatro cidades por meio de um mapa ilustrado do passeio e observou as características da vegetação, das águas, os aspectos econômicos, históricos e sociais inseridos na bacia.

O aluno da escola Hercílio Serafin de Içara, Breno Rabelo, de 11 anos, se comprometeu em repassar aos familiares e amigos os ensinamentos do passeio. “Fiquei impressionado ao ver uma paisagem tão linda e logo depois a degradação. Por isso vou preservar ainda mais as águas e passar tudo que aprendi hoje adiante”, ressaltou. Para a orientadora educacional da escola Marcílio Dias de Santiago de Criciúma, Vanilde Crispim de Jesus, a interação com a natureza influencia no comportamento dos estudantes. “Esse passeio foi maravilhoso e é desta forma que os alunos verificam a realidade da situação dos recursos hídricos. Esta saída a campo desperta neles a conscientização”, frisou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário