15 de ago. de 2013

Comitê do Rio Urussanga no Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas

Representantes dos Comitês de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas de Santa Catarina se reuniram em Campos Novos, nos dias 13 e 14 de agosto, com a equipe da Diretoria de Recursos Hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, que atua junto ao Programa SC Rural e a gerência de planejamento, para debater sobre assuntos relacionados à gestão de recursos hídricos do Estado. O presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, a consultora do Programa SC Rural para o órgão, Cenilda Mazzucco, e o secretário executivo Ricardo Garcia da Silva foram os representantes do Comitê no encontro.

Na oportunidade, profissionais das SDS e DRHI discutiram o apoio do Programa SC Rural no fortalecimento da gestão de recursos hídricos, os Planos de Bacia, a operacionalização financeira dos Comitês, o cadastro de usuários de água e o papel dos Comitês na gestão dos recursos hídricos. O Fórum Catarinense de Comitês, reativado em 2012, tem como objetivo levantar as demandas dos órgãos e repassá-las ao Governo do Estado, responsável por implementar a gestão das águas. Ao final do evento, uma pauta de reivindicações foi elaborada para ser encaminhada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, pasta responsável pela gestão dos recursos hídricos.

Segundo o presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, o Fórum Catarinense de Comitês proporciona o levantamento das ações e das fragilidades dos órgãos e a troca de experiências entre os representantes. “Esta aproximação resulta no compartilhamento de informações e também das dificuldades. Uma fragilidade discutida foi sobre as entidades parceiras que recebem os recursos. A articulação e capacitação dos membros são outros desafios e o Comitê do Rio Urussanga já se preocupa com esta causa, visto que para a evolução do órgão é fundamental que o membro saiba o seu papel e o do Comitê”, explica. Para Virtuoso, a elaboração dos catorze Planos de Bacias, com conclusão prevista até 2016, orientará os órgãos. “Vamos aguardar a definição nos próximos meses em relação ao Plano de Bacia. Ele guiará o Comitê e será um processo essencial para que o órgão possa entrar em um estágio mais efetivo”, ressalta.

Esta foi a primeira vez que o secretário executivo do Comitê do Rio Urussanga, o biólogo Ricardo Garcia da Silva, participou de um encontro estadual. “O Fórum permitiu conhecer a realidade de outros Comitês e colaborar na construção de propostas e encaminhamentos para a gestão dos recursos hídricos em Santa Catarina”, pontua. Conforme a consultora Cenilda Maria Mazzucco, a reunião oportunizou debates intensos. ”O encontro proporcionou a discussão das dificuldades encontradas, a apresentação de sugestões e definição de encaminhamentos para a busca de soluções junto ao Governo do Estado”, conclui.

O que é Comitê de Bacia HidrográficaOs Comitês de Bacias Hidrográficas são órgãos colegiados que têm como objetivo o gerenciamento de forma descentralizada, participativa e integrada dos recursos hídricos da bacia. Atualmente, dezesseis Comitês de Bacia atuam em Santa Catarina. O Comitê do Rio Urussanga foi criado em 2006, de acordo com a legislação federal e estadual, e é composto por 40 entidades, sendo Sociedade Civil Organizada (40%), Usuários de Água (40%) e Poder Público (20%).



Nenhum comentário:

Postar um comentário