Segundo o vice-presidente do Comitê do Rio Urussanga, Thiago Maragno, cada país comentou as experiências em recursos hídricos, principalmente a atuação dos Comitês. "Acompanhamos relatos positivos e avanços nos Comitês de Bacias Hidrográficas na Europa. Os Planos de Bacia foram elaborados a partir de um modelo francês e agora estão sendo reavaliados e sofrerão alterações. Profissionais também relataram aspectos negativos e como estão fazendo para melhorar", salienta.
Os representantes do Comitê do Rio Urussanga participaram do mini curso "Planos de Recursos Hídricos" com o especialista da Agência Nacional de Águas, Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares, que apresentou a realidade das bacias na região norte do país. Para Hercilio Jair de Stefani, o Plano de Bacia é um instrumento de articulação. "A partir do Plano de Bacia ocorrerá a união do Comitê junto a sociedade, órgãos governamentais e atores da bacia. O Plano aproximará o órgão dos principais usuários de água e orientará em relação a utilização. Do evento mundial trago experiências e documentos que possam auxiliar o Comitê do Rio Urussanga", ressalta.
Abertura da Conferência na última segunda-feira, dia 12 |
Thiago e Jair no Talk Show - Participação do poder público, usuários de água e sociedade civil no processo de gestão das águas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário