Prefeitos e vice-prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) receberam na última semana, na sede da entidade, os discos rígidos com os dados geoespaciais do projeto Levantamento Aerofogramétrico. Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). O projeto oferece uma base cartográfica que poderá ser utilizada na gestão ambiental, planejamento urbano, ampliação da rede viária, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos, densidade habitacional, cadastramento e mapeamento de áreas para cultivo, entre outras finalidades.
Segundo o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, o material ajudará as prefeituras na gestão e planejamento públicos. Ele explica que as fotos possibilitarão o conhecimento detalhado do território e devem auxiliar a gestão pública de forma sustentável, permitindo ao poder público promover o desenvolvimento dos municípios catarinenses com maior qualidade de informações e mapeamento. "A primeira coisa que temos que fazer é conhecer o nosso território, pois sem o conhecimento teremos dificuldade de planejar as ações públicas", ressaltou.
Bornhausen ainda comentou que os recursos hídricos vão guiar cada vez mais as atividades, o que, para ele, faz todo o sentido, porque a água é um parâmetro real e a partir dela se constrói o desenvolvimento sustentável. “Precisamos oferecer todo o apoio aos municípios em forma de políticas públicas. Este levantamento é bastante apurado, levamos quase cinco anos para fazê-lo”, complementou. O secretário explicou ainda que foi feito um levantamento completo do litoral. “Temos 100% de certeza que cobrimos todo o território catarinense. Cada vez mais os prefeitos terão que ter instrumentos de planejamento urbano e rural”, salientou. Uma última novidade externada pelo secretário é a respeito do Plano de Resíduos Sólidos, cuja necessidade é bastante ampla no Estado. “É um plano fundamental para o desenvolvimento sustentável dos municípios e o Governo determinou que a SDS fizesse o projeto. Estamos preparando o processo licitatório”, finalizou o secretário.
Saiba mais - Composto por mais de 70 mil imagens de alta resolução de todo o território catarinense, o Levantamento Aerofotogramétrico foi iniciado em 2008 na SDS. Há dois anos, o trabalho foi intensificado devido à necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para ações como planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.
Fonte: Assessoria de Imprensa SDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário