30 de jul. de 2013

Consultora da SDS visita Comitê

Nos dias 29 e 30 de julho, a cientista social e consultora contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável por meio do Programa SC Rural, Katiuscia Wilhelm Kangeerski, visitou o Comitê do Rio Urussanga. O objetivo da visita foi elaborar um diagnóstico da organização e estruturação dos Comitês de Bacias de Santa Catarina. Quatro membros e a consultora do órgão foram entrevistados para que a cientista social possa analisar o funcionamento do Comitê através dos depoimentos de pessoas envolvidos com a história do órgão.

“A ideia dessa consultoria é identificar as potencialidades e fragilidades de cada Comitê. Ao final do relatório, o programa contribuirá com subsídios para a melhoria dos órgãos”, explica. Para Katiuscia, uma expressiva mobilização está inserida no Comitê do Rio Urussanga. “Nas entrevistas percebi uma grande mobilização, as pessoas engajadas no movimento. Hoje, o Comitê da Bacia do Rio Urussanga possui respaldo e o órgão está sendo procurado. Os envolvidos fizeram um trabalho intenso e agora estão recebendo o retorno”, salienta. Os relatórios das análises feitas nos Comitês de Bacias de Santa Catarina serão apresentados pela consultora a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em março de 2014.

O presidente do Comitê do Rio Urussanga, José Carlos Virtuoso, foi um dos entrevistados e considerou positiva a visita da consultora da SDS. "Vejo com bons olhos o fato de a gestão pública estadual estar preocupada em ouvir os Comitês, buscando compreender melhor as suas dificuldades. Para mim, além disso, a entrevista também contribuiu para que eu fizesse uma reflexão sobre esta experiência à frente do comando do Comitê, já que em nossa rotina costumamos trabalhar atendendo às demandas, sem fazer uma análise mais detalhada do processo por conta da falta de tempo. Foi muito interessante responder às perguntas da entrevistadora e, ao mesmo tempo, pensar sobre os encaminhamentos que estamos dando no Comitê, nossas dificuldades, expectativas e esperanças", ressalta.

A consultora Katiuscia Wilhelm Kangeerski entrevistou cinco profissionais
envolvidos com a história do Comitê

Diretoria discute operacionalização

Membros da Diretoria do Comitê do Rio Urussanga se reuniram na segunda-feira, dia 29, na sede do órgão, em Urussanga, com o intuito de definir encaminhamentos para a operacionalização do Comitê. Na abertura da reunião foram apresentados os profissionais contratados para auxiliar nas atividades do órgão. O professor e geógrafo Rosemar De Nez participa da Comissão de Educação Ambiental do Comitê e agora também ocupa o cargo de auxiliar de secretaria. A Doutora em Geografia, Rose Adami, professora da Unibave, preenche a vaga de coordenadora das atividades de educação ambiental do Comitê. O administrador José Elson Bittencourt continua à frente do setor administrativo do órgão e a jornalista Eliana Maccari permanece no cargo de consultora de imprensa. O consultor contábil do Comitê, Agenor Ramos, e representantes da entidade repassadora de recursos, Rotary Club de Urussanga, discutiram encaminhamentos administrativos do órgão.

Outro assunto debatido durante a reunião foi o curso de capacitação de membros, que acontecerá no dia 14 de agosto, e abordará temas como o Sistema Nacional de Recursos Hídricos, Legislação, atividades do Comitê, entre outros. Em breve, serão disponibilizadas as inscrições e detalhes da programação.

No encontro, a Diretoria do Comitê também formou a Comissão Organizadora do evento sustentável que será promovido pelo órgão no segundo semestre deste ano. Sete entidades membros constituem a Comissão Organizadora do I Fórum de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Territorial Sustentável na Bacia do Rio Urussanga, um título ainda preliminar.

Membros do Comitê com representantes do Rotary Club de Urussanga

Diretoria do Comitê durante reunião na sede

26 de jul. de 2013

Programa SC Rural promove encontro com profissionais prestadores de serviços

A Secretaria Executiva do Programa SC Rural reuniu, no Centro de Treinamento da EPAGRI de Campos Novos (SC), dia 18, os profissionais prestadores de serviços que atuam em atividades sob a responsabilidade de entidades executoras do Programa SC Rural. Doze profissionais atuam na certificação fitossanitária de unidades produtivas, inseridas nas atividades de Defesa Sanitária Vegetal da CIDASC, e quatorze atuam como consultores na atividade de fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, em ações que contribuem para a gestão dos recursos hídricos do Estado sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável. Os coordenadores regionais de agricultura da CIDASC, secretários executivos regionais do SC Rural, representantes das instituições executoras e técnicos da secretaria executiva estadual do SC Rural também participaram do encontro.

O objetivo do encontro foi discutir informações básicas sobre o programa e apresentar uma síntese do andamento dos trabalhos por parte de cada executora, as medidas necessárias para alcançar as metas traçadas no programa, destacando a importância da integração de esforços das entidades participantes. O encontro visou preparar os técnicos para que possam contribuir na promoção e execução do programa nas regiões e municípios. Na discussão dos encaminhamentos foi decidido que os técnicos prestadores de serviços irão interagir com os secretários executivos regionais do Programa SC Rural, buscando a integração com as equipes de trabalho das regiões e municípios para potencialização e uma maior efetividade das ações do programa. A consultora técnica do Programa SC Rural, Cenilda Maria Mazzucco, que atua junto ao Comitê da Bacia do Rio Urussanga, participou do encontro e destacou a importância do evento. “Estes encontros visam à integração das executoras e homogeneização de informações por parte de todos os participantes”, ressalta.

Programa SC Rural

O SC Rural é uma iniciativa do Governo do Estado de Santa Catarina com financiamento do Banco Mundial, com início em 2010 e término previsto para 2016. A responsabilidade direta pela coordenação do SC Rural é da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, através da Secretaria Executiva Estadual do SC Rural, tendo como executoras suas empresas vinculadas, Epagri e Cidasc, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, a Secretaria de Infraestrutura, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, a Fatma e a Polícia Militar Ambiental.



19 de jul. de 2013

Secretaria Executiva Regional do Programa SC Rural analisa propostas de projetos estruturantes

Membros da Secretaria Executiva Regional “Litoral Sul Catarinense” do Programa SC Rural se reuniram no dia 9 de julho, no Parque Ecológico de Maracajá, para análise de mais três propostas de projetos estruturantes. A consultora do Programa SC Rural que atua junto ao Comitê do Rio Urussanga, Cenilda Mazzucco, participou do encontro. Na ocasião foram apresentadas as propostas de projetos para apoio do Programa SC Rural oriundas da Associação dos Piscicultores de Braço do Norte, da Cooperativa de Agricultores Familiares de Criciúma “Nosso Fruto” e da Associação de Bovinocultores de São Martinho. As três propostas foram aprovadas em nível regional e seguem para a aprovação da secretaria executiva estadual.


9 de jul. de 2013

Municípios da Amrec recebem aerofotos da SDS

Prefeitos e vice-prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) receberam na última semana, na sede da entidade, os discos rígidos com os dados geoespaciais do projeto Levantamento Aerofogramétrico. Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). O projeto oferece uma base cartográfica que poderá ser utilizada na gestão ambiental, planejamento urbano, ampliação da rede viária, uso e ocupação do solo, estudos socioeconômicos, densidade habitacional, cadastramento e mapeamento de áreas para cultivo, entre outras finalidades.

Segundo o secretário da SDS, Paulo Bornhausen, o material ajudará as prefeituras na gestão e planejamento públicos. Ele explica que as fotos possibilitarão o conhecimento detalhado do território e devem auxiliar a gestão pública de forma sustentável, permitindo ao poder público promover o desenvolvimento dos municípios catarinenses com maior qualidade de informações e mapeamento. "A primeira coisa que temos que fazer é conhecer o nosso território, pois sem o conhecimento teremos dificuldade de planejar as ações públicas", ressaltou.

Bornhausen ainda comentou que os recursos hídricos vão guiar cada vez mais as atividades, o que, para ele, faz todo o sentido, porque a água é um parâmetro real e a partir dela se constrói o desenvolvimento sustentável. “Precisamos oferecer todo o apoio aos municípios em forma de políticas públicas. Este levantamento é bastante apurado, levamos quase cinco anos para fazê-lo”, complementou. O secretário explicou ainda que foi feito um levantamento completo do litoral. “Temos 100% de certeza que cobrimos todo o território catarinense. Cada vez mais os prefeitos terão que ter instrumentos de planejamento urbano e rural”, salientou. Uma última novidade externada pelo secretário é a respeito do Plano de Resíduos Sólidos, cuja necessidade é bastante ampla no Estado. “É um plano fundamental para o desenvolvimento sustentável dos municípios e o Governo determinou que a SDS fizesse o projeto. Estamos preparando o processo licitatório”, finalizou o secretário. 

Saiba mais - Composto por mais de 70 mil imagens de alta resolução de todo o território catarinense, o Levantamento Aerofotogramétrico foi iniciado em 2008 na SDS. Há dois anos, o trabalho foi intensificado devido à necessidade de atualização da rede hidrográfica estadual. O Levantamento Aerofotogramétrico, que teve custo de aproximadamente R$ 12 milhões, poderá ser utilizado para ações como planejamento costeiro, urbano e rural; avaliação ambiental integrada; efeito de mudanças climáticas; estudos de potencial hidroelétrico; delimitação de zonas de risco em áreas atingidas pelas enchentes e realocação de moradias; qualificação de medidas de proteção ao meio ambiente; planejamento de ocupação e de construção de estradas. As imagens anteriores eram de 1977 e de 1985.

Fonte: Assessoria de Imprensa SDS


4 de jul. de 2013

Preenchimento de vagas

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga comunica que está realizando uma seleção de prestadores de serviços, pessoas físicas, para atuarem junto ao órgão pelo prazo de 6 meses nos cargos a seguir:

- Auxiliar Administrativo – 1 vaga 
(graduação em Administração, com conhecimento na área de recursos hídricos e experiência em elaboração e execução de projetos e prestação de contas)

- Auxiliar de Secretaria – 1 vaga 
(graduação ou graduando da 5ª fase em diante, em Administração, Engenharia Ambiental ou Geografia, com conhecimento na área de recursos hídricos)

- Coordenador das atividades de educação ambiental do Comitê – 1 vaga 
(graduação em Biologia, Geografia ou Engenharia Ambiental, com conhecimento na área de recursos hídricos e com experiência em atividades de educação ambiental)

- Consultor de Imprensa – 1 vaga 
(graduação em comunicação ou jornalismo, com experiência em consultoria e com disponibilidade para cobertura das principais atividades e ações do Comitê de Bacia)


Os interessados deverão apresentar o currículo até o dia 08/07/2013, diretamente na sede do CBH-Rio Urussanga, situada na Avenida Presidente Vargas, 116, Centro – Urussanga (SC), das 13:30 às 17:30 horas, ou via e-mail: comitedoriourussanga@gmail.com

Mais informações: 3465-1709 (13:30 às 17:30 horas)